Amazonas conquista prêmio nacional com projeto de TI ‘Supletivo Eletrônico’

15/03/13 – O Amazonas conquistou o Prêmio TI & Governo, com o projeto Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), mais conhecido como Supletivo Eletrônico. O sistema foi desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam), atendendo a uma necessidade da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (Seduc). O software permite a avaliação eletrônica do exame supletivo, realizada por jovens e adultos, na capital e no Interior.

O SEA ganhará destaque na 8ª edição do “Anuário TI & Governo”, que será lançada neste mês pela Fórum Editorial. A publicação reunirá as 20 iniciativas premiadas e eleitas como as mais inovadoras de todo o país, na administração pública.

De acordo com o analista de TI da Prodam, Alan Laranjeira, responsável pelo desenvolvimento do programa, essa é a terceira vez que o Governo do Estado conquista reconhecimento nacional com o SEA. “É a certeza de que atingimos o objetivo principal, que é oferecer um sistema de grande utilidade para a administração pública e para o cidadão. Desta forma, a Prodam evidencia seu papel estratégico nas ações de TI, do Governo do Estado”, frisou.

O Sistema, desenvolvido pela Supervisão de Sistemas Educacionais da Prodam, já conquistou duas premiações anteriores – o prêmio CONIP de Excelência 2012, na categoria “Administração Pública Eficiente e Eficaz – Aplicações voltadas ao Cidadão”; e o Prêmio e-Gov, em 2011. No caso do prêmio TI & Governo, o projeto ganhou destaque na categoria e-Serviços Públicos.pan>

O titular da Seduc, Rossieli Soares da Silva, ressalta que o SEA tem um grande alcance social, exatamente por oferecer a escolaridade aos adultos na medida da necessidade deles. “Sabemos que, no serviço público, é um desafio diário oferecer serviços de qualidade com celeridade. E o SEA atinge essa meta, pois todo o processo é informatizado e de fácil acessibilidade, começando pela inscrição, passando pela realização da prova e sendo finalizado com a divulgação on-line do resultado”, explicou.

O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, explica que o SEA inova a partir do uso da tecnologia TouchScreen, conhecida no Brasil como tela sensível ao toque. Por meio dela, o aluno realiza uma avaliação eletrônica, escolhendo as opções de respostas com apenas o toque na tela. Esta ferramenta substitui as tradicionais provas manuscritas e fornece ao candidato o resultado imediato da prova.

O SEA já possibilitou a regularização escolar de mais de 38 mil alunos em Manaus. No ano passado, o processo foi ampliado para o interior, chegando a dez municípios – Alvarães, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.

Os 20 projetos selecionados pelo Prêmio TI & Governo foram classificados em três categorias: e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. Na avaliação, feita por profissionais de várias empresas de TI e especialistas da área, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *