Amazonas: 28 profissionais brasileiros do programa Mais Médicos formados no exterior começam a atuar no estado

Os profissionais brasileiros do Programa Mais Médicos que se formaram no exterior já começaram as atividades nas cidades em que foram alocados. No Amazonas, são 28 médicos prontos para atender a população de 10 municípios e cinco distritos indígenas do estado, conforme destaca o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Heider Pinto.

“Esses médicos chegam agora aos municípios, eles integram equipes de saúde da família na atenção básica dos municípios, e eles já começam aatender as pessoas e poderão ficar nesses municípios até 3 anos, podendo ser prorrogados por mais 3 anos. Então, é um tempo importante de atendimento da população.”

Em todo o Brasil, 63 milhões de pessoas de 235 municípios e dez distritos indígenas vão ser beneficiadas com a chegada dos  profissionais brasileiros do Programa Mais Médicos  que se formaram no exterior . O   secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, ,Heider Pinto, destaca ainda que esses médicos estão capacitados para realizar atendimento em saúde em diversas situações.

“São situações de urgências, até acompanhamento de, por exemplo, doenças crônicas, hipertensão, diabetes. São problemas agudos como uma dor de cabeça, ou um desmaio que a pessoa pode ter. São situações de acompanhamento da saúde dos idosos e das crianças. Então é um universo muito amplo de problemas de saúde que a atenção básica resolve.”

medico

Os profissionais brasileiros do programa Mais Médicos  formados no exterior começaram  a atuar nos municípios nesta segunda-feira. A previsão é que eles permaneçam  nas cidades até julho de 2018, podendo ainda prorrogar a participação até 2021. Para saber mais acesse: www.maismedicos.saude.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *