‘Alerta Rosa’: Combate à violência contra a mulher ganha reforço com tecnologia e novo canal de informação

_DSC8606 

Ao todo, 51 mulheres foram assassinadas,apenas este ano, no Amazonas, mas os registros de todo tipo de violência contra a mulher já chegam a cerca de 9 mil ocorrências, em 2015. Os números são da  Secretaria de Estado da Segurança (SSP-AM)

O combate a esses crimes, no Estado, ganhou, nesta terça-feira (29), um reforço de política pública e a ajuda da tecnologia: um novo aplicativo para telefone celular e o Portal da Mulher Amazonense são as mais novas ferramentas públicas.

O evento de lançamento do Portal da Mulher Amazonense e do aplicativo “Alerta Rosa” ocorreu Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus, e, além da presença do governador José Melo (PROS),  também contou com a participação da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, da primeira-dama do Município de Manaus, Goreth Garcia, secretários de governo, parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) e Câmara Municipal de Manaus (CMM), e executivos das empresas Samsung e FabriQ.

O Portal da Mulher Amazonense (portaldamulher.am.gov.br) foi apresentado como um novo canal de informação sobre a Rede  de Assistência à Mulher Vítima de Violência e de relacionamento com a Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Por meio do portal, também será possível fazer denúncias de crimes contra a mulher, que serão encaminhadas às autoridades policiais.

O aplicativo “Alerta Rosa” é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Sejusc e da SSP-AM, com a Samsung, que destinou recursos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), e a FabriQ Projetos, que usou o recurso no desenvolvimento da tecnologia. O aplicativo está disponível no sistema operacional Android e pode ser baixado pelo Google Play por mulheres que disponham de um celular e estejam previamente cadastradas junto à Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher (DECCM).

Com o dispositivo, será possível acionar uma central montada no CICC para atender exclusivamente casos de violência contra a mulher. Ao ser acionado, o CICC encaminha a ocorrência à viatura da Polícia Militar mais próxima para prestar o atendimento. Em caso de indisponibilidade de acesso à internet, as mulheres cadastradas poderão pedir socorro, por meio do 190. Para isso, a Sejusc e a SSP-AM desenvolveram protocolo de atendimento específico.

Durante lançamento das ferramentas, o governador José Melo destacou a parceria com o setor privado para o desenvolvimento de tecnologias com alcance social e a integração entre os órgãos estaduais para conter o avanço da violência contra a mulher.

“É a iniciativa privada se unindo com aqueles que fazem ciência para ajudar o Estado no seu trabalho de proteção à mulher vítima de violência”, afirmou, ao destacar a parceria com as empresas Samsung Eletrônica da Amazônia e FabriQ Projetos no desenvolvimento do aplicativo.

De acordo com Melo, o aplicativo é um bom exemplo do tipo de parceria que pode ser feita entre as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), que têm recursos reservados para P&D, o Governo e a sociedade.

“O Distrito Industrial gera todo ano milhares de dólares em recursos de P&D e, por lei, parte desses recursos têm que ser aplicados aqui no Amazonas. Estamos buscando esses recursos para destinar a empresas que tenham interesse em desenvolver tecnologias que possam ajudar na saúde, na educação, na segurança, ajudando o Estado a cumprir com seu papel social”, disse o governador.

Termo de Cooperação – A Sejusc, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, e a SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada, firmaram, na solenidade no CICC, termo de cooperação para operacionalização das novas ferramentas de combate à violência contra a mulher. Por meio do termo, é estabelecido protocolo de atendimento de demandas geradas a partir de denúncias feitas por meio do Portal da Mulher Amazonense e do aplicativo “Alerta Rosa”.

A secretária da Sejusc, Graça Prola, destacou a decisão do Governo em tratar a questão da violência contra a mulher como prioridade. “As mulheres somam 51% da população do Estado e merecem políticas públicas específicas, que estamos aprimorando com o portal e o novo aplicativo”, afirmou.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Sérgio Fontes, a SSP-AM acompanhou  o desenvolvimento do projeto da Sejusc para envolver o Sistema de Segurança Pública na execução das ações do aplicativo. Ele destacou que a iniciativa é fundamental para tornar mais eficaz o atendimento de ocorrências e reduzir índices de violência contra a mulher.

“A parceria, com o uso dessa nova ferramenta, vai nos ajudar a diminuir os índices de violência, quebrar o silêncio que ainda existe e impede que esse crime seja combatido. Com o aplicativo, vamos conseguir fornecer um atendimento eficaz, sem trotes e sem envio de equipamentos para atender demandas que não existem”, frisou.

Segundo a diretora de relacionamento institucional da área de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, Simone Scholze, a violência contra a mulher é um problema grave que afeta todo o Brasil e requer políticas públicas eficazes, como as que estão sendo implantadas no Amazonas. “Esta iniciativa está de acordo com a vocação tecnológica da Samsung, ao utilizar tecnologias e instrumentos modernos no enfrentamento de um problema social tão relevante”, ressaltou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *