Alerta: no carnaval, camisinha é forma mais fácil e barata de se proteger do HIV e outras DST’s, lembra especialista

No Brasil, estima-se que 866 mil pessoas vivem com HIV. Os dados são do Ministério da Saúde que tem intensificado a luta contra a aids em todo o país. Em época de carnaval, a preocupação é ainda mais intensa. Isso porque a aids ainda não tem cura. Mas você sabia que o Brasil é reconhecido internacionalmente pelo tratamento da infecção pelo HIV?

De acordo com o o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Mendes Pereira, desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente os chamados antirretrovirais.

“O Brasil pode dizer que a gente tem o melhor tratamento recomendado no mundo e uma das drogas mais importante, que é o ‘Dolutegravir’. E essa droga, em aproximadamente três meses de tratamento regular, é claro, o paciente já tem uma carga viral indetectável. Então, hoje os pacientes podem viver muito bem tomando medicamento.”

Apesar do tratamento reconhecido internacionalmente, o melhor é se prevenir! Por isso, neste carnaval, o recado é simples para quem quer se divertir: pare, pense e use camisinha! Em caso de dúvidas, procure a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br.

(com informações da Agência do Rádio)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *