Alecrim integrará Conselho Consultivo da UNA-SUS

WilsonDuarteAlecrim-385x232
O médico amazonense Wilson Alecrim passará a integrar o Conselho Consultivo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). Criado em 2010, pelo Ministério da Saúde, o UNA-SUS tem a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio da modalidade de educação a distância, que funciona amparada numa ampla rede de parcerias institucionais.

Alecrim participará do colegiado como representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), entidade que presidiu por quatro mandatos – quando era secretário estadual da Saúde do Amazonas – e da qual passará a atuar, a partir de agosto, como consultor para assuntos das áreas de pesquisa e gestão em saúde.

O Conselho Consultivo é a instância da UNA-SUS que recebe, analisa a apresenta ao colegiado do Sistema, as propostas e ações de capacitação e qualificação a serem ofertadas aos trabalhadores do SUS. O Conselho é formado por representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação; da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); dos secretários municipais e estaduais de saúde; de instituições federais de educação superior; e de organismos internacionais.

Atualmente, a rede colaborativa do sistema é formada por 36 instituições de ensino superior, conveniadas ao Ministério da Saúde e credenciadas pelo Ministério da Educação, para oferta de educação a distância. Dentre elas, estão a Escola Nacional de Saúde Publica (ENSP/Fiocruz) e as universidades de Brasília (UnB), do Estado do Amazonas (UEA), Federal do Amazonas (Ufam), Federal de São Paulo (UNIFESP) e Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Alecrim ressalta que uma das diretrizes de funcionamento da UNA-SUS é democratizar o acesso ao conhecimento, alimentando o processo de educação permanente em serviço, por meio de cursos desenvolvidos pelas melhores universidades do País. “Através desse sistema, os profissionais que atuam no SUS podem ter acesso a vários cursos de capacitação e qualificação, em diversos níveis acadêmicos, de forma prática e acessível, com ênfase naquelas ações e programas do SUS que necessitam de apoio educacional para uma melhor execução”, explica.

Ressaltando a importância dessa estratégia, Alecrim destaca que, atualmente, há 1.540 profissionais do SUS do Amazonas matriculados nos cursos ofertados pela UNA-SUS. “Na região Norte, são 9,2 mil profissionais participando de cursos de qualificação, especialização ou mestrado”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *