Agricultores do Am recebem implementos agrícolas, com missão de aumentar produção e diminuir desmatamento

Com informações de Samara Souza

24/06/13 – Agricultores de 11 municípios do Interior do Amazonas foram contemplados, nesta segunda-feira (24), com implementos agrícolas para auxiliar na produção do que é cultivado nessas localidades. Os implementos somam um montante de recursos na ordem de R$ 850 mil.

A solenidade de repasse do maquinário foi realizada no Parque de Exposição Agropecuária Eurípedes Ferreira Lins (Expoagro), na Avenida Torquato Tapajós, zona Norte de Manaus, e contou com as presenças do governador em exercício, José Melo, da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), e do titular da Secretaria da Produção Rural (Sepror), Eron Bezerra.

De acordo com Eron, os implementos agrícolas foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

“Estamos entregando 80 patrulhas. Agora são 20, mas o projeto, graças à emenda da senadora Vanessa, contempla 80 patrulhas – um trator, uma carroça, o distribuidor de calcáreo e os implementos para mecanizar a terra. Com isso, nós dobraremos a produção na mesma área, evitando novos desmatamentos.”

Para receber os implementos, cada município enviou dois representantes a Manaus. No total, 22 produtores rurais foram capacitados pela Sepror para aprenderem a operar e fazer a manutenção dos microtratores. Para Oséas Martins, agricultor de Presidente Figueiredo, agora os agricultores vão poder aposentar a enxada.

“As comunidades que estão recebendo esses equipamentos e, principalmente a minha cooperativa, que também está contemplada. Com certeza, isso vem ajudar e muito, porque hoje, a necessidade de produção é muito grande. Hoje, estamos necessitando de produção aqui no Feirão e em outras feiras e a tecnologia tem de chegar ao campo, né? Já estamos cansados do terçado, da enxada, de usar aqueles velhos equipamentos que os nossos avós usaram.”

O agricultor Jânio Ramos, do município de Amaturá, disse que, com a enxada, a comunidade leva um mês para aprontar a roça.

“Na base da enxada era mês em um mês, plantando uma roça, numa quadra de 100 p0r 100. Quado a gente fazia um “ajuri”, plantava em um dia, mas a gente só, planta em um mês, quase, na roça.

O vice-governador, José Melo, lembrou que a entrega dos implementos é parte da política de incentivo ao setor primário criada pelo governador Omar Aziz, para a melhoria da produção do Estado. “O produtor tem que ter facilidade para que seu produto chegue ao consumidor. Hoje nós estamos aqui com um pequeno pedaço dessa cadeia, que é levar implementos para que os produtores possam não só produzir mais, mas produzir com menos esforço”.

O investimento total para a compra de máquinas e equipamentos é de R$ 5 milhões, com previsão de beneficiar todos os municípios até outubro deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *