RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Agenda olímpica em Manaus também terá programação cultural

Na rota internacional dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como uma das sedes das partidas de futebol, Manaus ganha uma programação especial, “Cultura Amazonas nas Olimpíadas”, durante os dias 5, 6 e 7 de agosto, das 17h30 às 19h30, no Centro Cultural Largo de São Sebastião e Casa das Artes.

Entre as atividades estão: brincadeiras de rua, contação de história, teatro de fantoches, exposições, palestras, ginástica rítmica e artística, exibição de documentários e atividades psicomotoras.

Uma das atrações da Casa das Artes que promete envolver os pequenos é a sala “Sentidos da Amazônia – Uma experiência sensorial para crianças”. Com curadoria de Veralúcia de Souza, a exposição proporciona a imersão na Amazônia através dos cinco sentidos.  Já a Galeria Itinerante Manoel Borges irá levar para o Centro Cultural Largo de São Sebastião a exposição “Pé de Moleque”, de Carlos Navarro, que revela a origem do esporte mais popular do rasil, o futebol.

Na sexta-feira (5), a programação inicia, às 17h30, na Casa das Artes com o teatro de fantoches apresentando a peça “Olimpíadas em Manaus”, com classificação indicativa até 12 anos de idade. Às 18h será exibido o documentário “No Meio do Caminho Tinha um Obstáculo” de Cacá Diegues, Flora Diegues e Renata Magalhães, e às 18h30 o documentário “O Brasil na Terra de Misha”, de Silvio Tendler. No Largo de São Sebastião, a partir das 17h30, acontece as brincadeiras de rua, a contação de história “O Saco e Corrida com Jornal”. Às 18h, o psicólogo Alexandre Romano fala sobre “Esporte e desenvolvimento humano”.

Sábado (6), a partir das 17h30, acontece na Casa das Artes uma oficina de reciclagem, onde as crianças poderão aprender a fazer bilboquês com garrafas pet, além de exibição dos documentários “As Lutas de Adriana” de Alberto Ianuzzi, às 18h, e “Beth de Peso” de Kiko Mollica, às 18h30. No Largo de São Sebastião, além das brincadeiras de rua, será apresentada a história sobre as famosas fitas olímpicas e coreografia com as fitas, além de uma roda de música e a palestra “Brincar pra quê?”.

No domingo (7), na Casa das Artes, o Teatro de Fantoches apresenta, às 17h30, a “Lenda do Índio Macunaíma”, com classificação até 12 Anos, às 18h será exibido o documentário “Rainha Hortência & Magic Paula” de Rubem Rewald, e às 18h30 o documentário: “Irmãos Grael” de Marina Pessanha. E no Largo de São Sebastião acontece as brincadeira de rua e a contação de história sobre “Dama e Jogo de Dama Humana”, além de Roda de Música.

Os eventos da “Cultura Amazonas nas Olimpíadas” serão promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Yupi Casa de Brincar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *