15/08/13 – A promessa de se ter internet de boa qualidade está a um passo de se tornar realidade para os moradores dos municípios amazonenses de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Iranduba e Manacapuru. Isso graças a uma ação transversal inovadora de articulação entre instituições e investimentos de um pouco mais de R$ 9 milhões. Com o benefício os habitantes dessas localidades terão não apenas acesso à internet de alta velocidade, mas cidadania, emprego e renda, segurança e inclusão digital.
Representantes dessas localidades assinaram nesta terça-feira, juntamente com o governador Omar Aziz, o Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Cidades Digitais, que integra a Rede Estadual de Comunicação, referente ao trecho Coari-Manaus.
O Acordo visa a implantação de equipamentos de recepção de sinal de internet para as sedes dos 7 municípios envolvidos nessa extensão. A fibra óptica para interligação do trecho foi cedida pela Empresa Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras) e já está instalada. A velocidade da conexão a ser disponibilizada será de 14 Mega.
Soluções e benefícios
Com a identificação do problema nos municípios do trecho Coari-Manaus foram buscadas alternativas que pudessem solucionar o problema. Assim, foi firmado acordo com a Telebrás para disponibilizar um par de fibra ótica do backbone (ponto principal de fibra ótica) da Petrobras, que acompanha o gasoduto de Coari até Manaus. A partir daí, outros órgãos foram consultados para, em parceria, executar o projeto de iluminação dessas fibras.
Esse par de fibra ótica é suficiente para interligar os sete municípios que estão à margem do gasoduto, e outro ponto importante é que outros municípios próximos ao ponto também poderão ser beneficiados, pois a interligação será híbrida, ou seja, por meio de fibra ótica e rádio.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) Odenildo Sena, a iniciativa trará benefícios à população dos municípios, em diferentes áreas: saúde, educação, segurança e cidadania. Outro aspecto positivo e inovador é a interligação de instituições das esferas municipal, estadual e federal de maneira a garantir uma melhor prestação de serviços. A população também terá disponíveis locais públicos (hotspot wi-fi) para conectividade gratuita.
Com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, a Prodam inicia a execução do projeto que envolve a instalação de equipamentos até às sedes dos municípios. A previsão é que em janeiro dois municípios já estejam com acesso à internet banda larga.