Acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família ganha reforço de equipamentos de informática

Desde esta quarta-feira, 8 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já conta com 20 computadores e no breaks para agilizar o atendimento dos beneficiários do programa Bolsa Família e dar cumprimento ao Plano Municipal do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família.

Os equipamentos foram entregues pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência, Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, destacou que esses equipamentos vão contribuir para o trabalho que é feito em conjunto com a Semmasdh e resultar em um melhor serviço prestado à população.

bolsa_familia_2

A subsecretária da Semmasdh, Mônica Santaella, explica que os equipamentos são oriundos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal, calculado com base nos resultados dos acompanhamentos nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Uma dessas condições para se manter ativo no  Programa Bolsa Família (PBF) é o acompanhamento obrigatório em saúde.

Até 30 de junho, crianças de até sete anos, gestantes e mulheres em idade fértil (entre 14 e 44 anos), inscritas no Programa, devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a avaliação referente ao primeiro semestre de 2016.

Para o atendimento na UBS é necessário levar o cartão do PBF, cadernetas de vacina e da gestante, se for o caso. No local vai ser o monitorado o desenvolvimento da criança, com atualização de vacinas se necessário, e repassadas orientações sobre planejamento reprodutivo e inserção em programas de promoção à saúde.

O não comparecimento pode gerar o cancelamento do benefício. Até o momento apenas 36% das famílias assistidas já compareceram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *