Após assassinato de motorista, SSP-AM afirma que ações integradas buscam inibir assaltos a ônibus

41960-2
Após o assassinato do motorista Feitoza Amorim Felix, de 41 anos, morto a facadas em uma tentativa de assalto pelos irmãos Adailton Farias Nunes, de 24 anos, e Isaias Farias Nunes, de 19 anos, na 093, a Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou nota sobre o avanço da violência contra os motoristas do setor de transporte.
De acordo com a SSP-AM, a própria secretaria e órgãos de segurança do Estado, como a Polícia Militar (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM)e Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), têm realizado ações no sentido de diminuir os índices de assaltos a ônibus na capital.

Os homicidas de Feitoza Amorim foram presos em flagrante por populares revoltados que reagiram à violência e agrediram os suspeitos até a chegada da polícia.

Ainda durante a tentativa de assalto, a cobradora do ônibus, que também ficou ferida e foi encaminhada a uma munidade de saúde.

Em protesto pelo assassinato do motorista, colegas de profissão da empresa Global Green, que atende 39 linhas da zona Leste da capital, recolheram 100% da frota, deixando cerca de 150 mil usuários impedidos de chegar aos seus destinos, na manhã da segunda-feira (14). O serviço só foi normalizado no início da tarde.

No velório do motorista assassinado, familiares e amigos protestaram contra o avanço da violência, que vem enlutando várias famílias,  na capital do Estado.

A nota da SSP-AM tenta justificar o avanço da violência afirmando que, “em Manaus, assim como em diversas cidades do Brasil, foi registrado aumento de alguns crimes, como roubos, devido, sobretudo, ao desemprego, decorrente da crise econômica que se instalou no país”, mas que, “as ações e operações do sistema de Segurança Pública têm dado respostas positivas à sociedade, no que tange à prevenção desses crimes e à prisão de assaltantes.”

Segundo a nota, “a SSP-AM realiza um trabalho de mapeamento das incidências de crimes nas zonas da capital, que possibilita identificar onde há focos de criminalidade. Por meio desses dados, a Polícia Militar tem conseguido aplicar, de forma rotineira, reforço no policiamento nos locais onde há maior registro de roubos e a Polícia Civil tem conseguido chegar aos autores desses crimes, registrando em 2016 um aumento de 44% de prisões e apreensões de pessoas envolvidas com assalto a coletivos, um total de 108 apresentações em 2016.”
Diz, ainda, que “a Secretaria Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop), da SSP-AM, também vem realizando operações pontuais, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Am), para diminuir assaltos em transporte coletivo. Atualmente, realiza a operação ‘Meu Bairro Mais Seguro’, voltada à repressão de crimes de roubo, homicídios e tráfico de drogas, onde há abordagens a veículos (carros, motocicletas, ônibus) e pessoas. A operação acontece no bairro Santa Etelvina, zona Norte, e já passou pelos bairros Jorge Teixeira, Jardim Oriente, Manôa, bem como na rodovia AM-010, onde conseguiu diminuir os índices de assalto a ônibus.
A operação terá continuidade em outros locais da cidade, de acordo com o mapeamento da criminalidade da SSP-AM.
A nota da SSP-AM “destaca, ainda, que se encontram em andamento duas propostas para redução desse tipo de crime:
1. Ação em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE) para acabar com o pagamento em dinheiro das passagens;
2. Inabilitação dos celulares roubados no momento da lavratura do Boletim de Ocorrência(BO), ação em parceria com a Embratel.
Outras ações também têm a finalidade de inibir a ação de assaltantes e reduzir o índice de roubos em Manaus.
3. CONTINUAÇÃO das constantes  Operações realizadas pela PM , PC e SEAOP , que já levaram centenas de criminosos desse tipo pra cadeia este ano (boa parte deles menores de idade) ;
4. Solicitação de ampliação do programa de tornozeleiras eletrônicas, com sugestão ao Judiciário que sejam utilizadas em todos os criminosos que usem de violência ou grave ameaça pra realizar seus crimes;
5. Implantação de um banco próprio de todos os elementos envolvidos neste tipo de crime ,  bem como respectiva área de atuação; “
Por outro lado, os motoristas também tentam uma estratégia, com o objetivo de evitar os assaltos dentro dos coletivos e proteger as próprias vidas. Eles decidiram que, a  partir das 10 da noite, os passageiros que vão transportar serão selecionados.
O motorista assassinado será sepultado nesta manhã, no cemitério Parque Tarumã, zona Oeste de Manaus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *