Acidente que feriu três petroleiros foi causado por explosão de mangueira em unidade de refino da Reman

De acordo com o Coordenador Geral do Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindpetro), Acácio Carneiro, o acidente aconteceu na Unidade de Craqueamento Catalítico (UCC), de Refinaria de Manaus (Reman), por volta das 20h do domingo (1º), durante uma parada para a manutenção, depois que uma mangueira, utilizada no processo de refino de petróleo, aqueceu e estourou.

Dos três trabalhadores que ficaram feridos na explosão, ao menos dois continuam internados em estado grave, na ala de queimados do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na zona Centro Sul de Manaus. O estado de saúde de Ígor Martins e Idec Olgana Kungawa é delicado. Um teve 34% do corpo queimado e o outro 23%. O supervisor José Alberto Lima dos Santos que também ficou ferido, já foi liberado pela equipe médica.

A assessoria de comunicação da Refinaria de Manaus informou que foi instalada uma Comissão de Crise apara avaliar as causas do acidente.

Em nota, a Petrobras informou que “houve um princípio de incêndio na Unidade de Craqueamento Catalítico (U-2221) da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), em Manaus (AM), às 23h:05, hora de Brasília, deste domingo, 1º de dezembro.”

A notas informa que a equipe de contingência da unidade foi prontamente acionada, e o incidente controlado rapidamente.  Três pessoas ficaram feridas. Um empregado sofreu queimaduras leves e foi liberado. Os outros dois estão sendo acompanhados por equipe médica do Pronto Socorro 28 de Agosto, em Manaus, e pela equipe médica da companhia.

Desde o primeiro momento, a Petrobras está em contato com os familiares das vítimas para prestar apoio e oferecer a assistência necessária. Não houve danos ambientais. As causas do incêndio estão sendo apuradas.

A Unidade de Craqueamento Catalítico (U-2221) estava sendo preparada para entrar em manutenção
programada.

A nota conclui informando que abastecimento ao mercado não será afetado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *