Abrigo de índios venezuelanos no Coroado será fechado ainda este mês

– (foto: Amazônia.Org) – O abrigo dos Warao, no bairro Coroado, zona Leste de Manaus, chegou a atender até 285 índios no auge de suas atividades. Mas hoje, há pouco mais de 10% desse total abrigados.

São 31 índios que estão em processo de saída da casa para outros abrigos da prefeitura ou para outros estados. De acordo com de a diretora do departamento de proteção especial da Seas, Silvia Carla Furtado, o abrigo, que desembolsava R$ 300 mil só com alimentação por mês, será fechado ainda neste mês.

Os índios Warao começaram a chegar em dezembro de 2016 e ficavam nos arredores da rodoviária de Manaus. Muitas crianças e idosos foram diagnosticados com doenças como tuberculose, por exemplo. O acolhimento pelo poder público começou de forma provisória alguns meses depois.

O prazo para o encerramento das atividades segundo a diretora, é agora em dezembro. “Apenas a Prefeitura poderá pedir recursos para dar continuidade a esse tipo de atendimento. Lembro que alguns índios também não se adaptaram ao atendimento que tinha entre as exigências a retirada de crianças dos sinais, o que fez reduzir o número de famílias. Muitos procuraram estados vizinhos ou voltaram para o país de origem”, afirmou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *