Abastecimento de insulina será normalizado a partir de segunda-feira (04/03), promete Semsa

01/02/13 – A partir da próxima segunda-feira (04), todas as unidades de saúde da capital voltam a disponibilizar insulina, para portadores de Diabetes tipo mellitus.

A informação é da chefe da divisão de medicamentos e insumos da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), da prefeitura de Manaus, Daniela Martine.

O abastecimento estava comprometido desde setembro do ano passado, quando o produto teve o fornecimento suspenso, em vários países, o que obrigou a Prefeitura de Manaus a providenciar a compra do medicamento com recursos próprios, adquirindo 42 mil frascos de insulina.

A Lei número 11.347/2006 determina que o Sistema Único da Saúde – SUS forneça gratuitamente os medicamentos e materiais necessários para a aplicação e o monitoramento da glicemia capilar aos portadores de diabetes que estão inscritos no Programa de Combate à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).

O Ministério da Saúde é a instituição responsável pelo financiamento integral da insulina, enquanto Estados e Municípios devem financiar os insumos.

Além disso, o Ministério da Saúde já entregou, na quinta-feira (28), 14 mil frascos à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Os dois lotes estão sendo encaminhados à Central de Abastecimento do Município de Manaus, que montou uma força-tarefa para abastecer Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Unidades de Saúde Ambulatorial e Farmácias Gratuitas da capital.

A Semsa também disponibiliza os medicamentos glibenclamida, metformina, gliclazida, além de insumos como seringas de 1ml, com agulha acoplada para aplicação de insulina, tiras reagentes para medida de glicemia capilar e lancetas para punção digital para os portadores de Diabetes mellitus inscritos no Hiperdia.

Segundo Daniela Martine, não houve comprometimento de nenhum outro medicamento para pacientes diabéticos em Manaus, a não ser da Insulina NPH,

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia.

Algumas pessoas portadoras de Diabetes mellitus precisam de injeções de produto por não produzirem insulina suficiente para atender as necessidades do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *