A  prática exagerada de musculação é um dos fatores para o aparecimento de varizes

Passado o feriado de Carnaval, muita gente considera que é hora de voltar à rotina e isso inclui os treinos e à prática regular de exercícios físicos. No entanto, tem um detalhe que a maioria dos praticantes de esportes, especialmente de musculação, desconhecem: a prática em excesso pode ocasionar ou até mesmo agravar o surgimento de varizes.

“Todo excesso é perigoso e quem é predisposto ao surgimento de varizes precisa ter um cuidado extra na prática da musculação – exercício favorito de quem quer deixar o shape em dias – e tomar certos cuidados”, afirmou a médica cirurgiã vascular Fabiana Lo Presti.

De acordo com a especialista, o surgimento das varizes durante a prática de musculação pode acontecer por conta do ato de prender a respiração para levantar o peso, aumentando a pressão intra-abdominal, que dificulta o retorno venoso ao coração. Isso dificulta significativamente o bombeamento de sangue pelo corpo, o que faz que ele fique “estacionado” em determinados pontos, aumentando a pressão nas veias e ocasionando o surgimento das varizes e dos temidos vasinhos.

Para a especialista, o acompanhamento de um profissional de educação física é realmente fundamental para que os exercícios não causem nenhum problema à saúde, mas outros profissionais também devem participar desse acompanhamento. “Uma consulta com um especialista vascular é fundamental antes do início da rotina das práticas, pois uma avaliação mais minuciosa poderá identificar se aquela pessoa é propensa ou não ao aparecimento das varizes”.

Outro alerta que a especialista ressalta é que esses cuidados não devem ser considerados como impedimento para os exercícios. “Assim como a prática exagerada, o sedentarismo é absolutamente prejudicial á saúde. Tudo precisa de equilíbrio e com o corpo esse cuidado precisa ser levado ainda mais a sério. Com os cuidados básicos é possível tonificar o corpo sem colocar em risco outros aspectos da saúde”, assegurou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *