RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

300 mil pessoas correm o risco de contrair a febre amarela, em Manaus, alerta Semsa

30/07/13 – Cerca de 300 mil pessoas não estão com a vacina atualizada, e correm o risco de contrair a febre amarela, em Manaus. O alerta é da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa).

Nesta terça-feira (30), a Secretaria anunciou que está buscando novas estratégias para reduzir o déficit no número de pessoas que precisam ser vacinadas contra febre amarela na capital e zona Rural de Manaus.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Evandro Melo, apesar de a região Norte ser considerada área de risco para febre amarela, muitas pessoas ainda não buscam as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para receber a vacina – que é oferecida gratuitamente – ou para fazer o reforço vacinal, a cada dez anos.

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um tipo de vírus chamado flavivírus, cujos reservatórios naturais são os primatas não humanos que habitam as florestas tropicais.

Existem dois tipos da doença: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus, e a urbana, transmitida pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue.

Embora os vetores de transmissão sejam diferentes, o vírus e a evolução da doença são iguais. A transmissão do vírus ocorre pela picada do mosquito infectado, normalmente em regiões de floresta e cerrado, caso a pessoa não tenha tomado a vacina.

Evandro Melo informa que a Prefeitura de Manaus está atuando para aumentar a cobertura vacinal da população, para febre amarela, sendo que, normalmente, adolescentes e adultos procuram a vacina quando precisam viajar para o exterior, o que exige a troca pelo cartão vacinal internacional.

Para reduzir o déficit vacinal em febre amarela, os profissionais da Semsa estão realizando ações de intensificação da oferta da vacina nas Unidades de Saúde, fazendo a busca ativa de usuários por meio dos agentes comunitários de saúde e, dentro da programação municipal de preparação para a Copa de 2014.

São realizadas ações voltadas para os grupos considerados mais vulneráveis às doenças transmissíveis, o que inclui profissionais das áreas de turismo, de transporte fluvial, terrestre e aéreo, do ramo de alimentação, taxistas, motoristas e cobradores de ônibus, além dos profissionais de saúde.

O calendário vacinal para febre amarela recomenda a primeira dose da vacina para crianças a partir de nove meses de idade, mas é preciso reforçar a vacina com uma nova dose, a cada dez anos, para que a imunização seja eficaz.

Os viajantes e turistas devem ter um cuidado especial ao se dirigirem para localidades como zonas de florestas e cerrados, precisando tomar a vacina pelo menos 15 dias antes da viagem, para que o organismo transmissor possa produzir os anticorpos necessários.

Os dois últimos casos de febre amarela registrados no Amazonas ocorreram em 2007, um em Iranduba e outro em Maués. Os dois casos evoluíram para óbito.

Orientações para a população:

• Todo cidadão deve procurar uma sala de vacina nas unidades de saúde do município, munido de cartão de vacina, mesmo que seja o de criança, para atualizar todas as vacinas necessárias;

• Cartão de Vacina é um documento, não podendo ser trocado ou passado a limpo. Hoje, muitas empresas estão exigindo a apresentação do mesmo para novas contratações;

• A pessoa que deseja viajar e não é vacinada com febre amarela deve ser receber a vacina pelo menos 15 dias antes da viagem;

• Todo indivíduo é responsável em deixar a sua comunidade livre de ser acometida por agravos que podem ser evitados com a vacina;

• Não espere acontecer à doença, previna-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *