2013 começa com ameaça de demissões no setor plástico do PIM

Com informações de Marcos Pontes

02/01/13 – O número de demissões na indústria plástica do Amazonas deve manter nível crescente no primeiro semestre deste ano. A previsão é do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Manaus (Simplast).

De acordo com o diretor executivo da entidade, Paulo Abreu, o ano de 2012 foi péssimo para o setor e, desde o primeiro semestre do ano passado, as empresas estão em situação de decadência. Segundo ele, as vagas de emprego também estão em declínio.

“D abril, até agora, nós estamos no precipício. Saímos de  11.400 funcionários em dezembro do ano passado, estamos com 8.800 hoje, e a perspectiva para o cenário do 1º semestre deste ano é perder mais 15%  de mão-de obra, então, estamos fechando 2012 no vermelho e a expectativa do primeiro semestre, mesmo que mude o Processo Produtivo Básico (PPB), isso demora 90/120 dias, então, não acreditamos que, até junho, tenhamos alguma situação que possa reverter o processo de perda de trabalhadores e perda de contratos com as empresas de bem final.”

 O diretor executivo do Simplast afirma que o Governo do Estado vem ajudando o setor, porém, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) não vem dando a devida atenção.

“No Governo Federal – no MDIC, temos que voltar a analisar, com urgência, os PPB’s, visando o adensamento da cadeia produtiva, porque estamos entregando os nossos postos de trabalho aos países asiáticos e estamos importando muito mais do que produzimos aqui, o que não acontecia há cinco anos. Então, com a mudança de tecnologia, os avanços e a pressão da concorrência asiática, não tem como competir! Só se pode competir com qualidade e tecnologia. O Custo Brasil não pode ser repassado!”

O Governo do Amazonas auxilia as indústrias plásticas do Estado por meio da concessão de incentivos fiscais –  não cobrando o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – e concedendo isenção de energia elétrica.

(CS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *