Secretário da Saúde do AM alerta sobre aumento do número de casos de AIDS, em Manaus

aids_dia20092 (1)
O aumento do número de casos de AIDS – a Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida – preocupa as autoridades da saúde, em Manaus. A preocupação foi manifestada, nesta terça-feira (1º/09), em entrevista à Tiradentes News/ Rádio Estadão, pela principal autoridade da saúde do Estado, o secretário Pedro Elias, que fez um alerta à população, principalmente aos jovens.

“Manaus está vivendo uma situação muito grave, muito grave, mesmo, de aumento de HIV/AIDS! Discutimos o assunto ontem, com o Mistério da Saúde e com a Prefeitura de Manaus, e teremos de empreender uma ação, o mais rápido possível, uma ação, com a colaboração da sociedade, para tratar esse problema de frente. Para se ter uma ideia, a nossa Fundação de Medicina Tropical está virando hospital de AIDS. Não temos mais condições de fazer outro tipo de atendimento lá!”

O secretário Pedro Elias chamou a atenção dos pais e. Queremos aproveitar para dizer à sociedade, aos pais e mães que fiquem atentos a isso, porque, de novo, a população muito jovem está sendo acometida por esse problema! Estamos hoje, muito próximos do Rio Grande do Sul. Somos os dois Estados da federação com a maior incidência de AIDS, quando achávamos que esse problema estava resolvido, mas não está! Estou fazendo aqui um alerta, porque vamos precisar trabalhar uma maneira de enfrentar esse problema, que é muito grave!”

O secretário Pedro Elias aproveitou para, pelo menos por enquanto, descartar que os casos de rabdomiólise registrados no último final de semana, no Amazonas, tenham sido causados pelo consumo de peixe – um dos itens mais importantes da mesa do amazonense.

“Não há nenhuma comprovação até agora! É preciso que se trate desse assunto com muita responsabilidade! Insisto nisso! A Fundação de Vigilância em Saúde está investigando o assunto e mas, até o momento, não há nenhuma comprovação de que a doença foi transmitida por ingestão de peixe! Assim que tivermos alguma informação sobre o assunto, nós vamos transmitir à sociedade!”, afirmou.

… E, ainda sobre o assunto do avanço da AIDS, só para lembrar o nosso atento leitor, no início deste ano, o próprio Ministério da Saúde admitiu a existência de uma nova epidemia de AIDS, no Amazonas. E a principal faixa afetada é dos jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *