Matérias

ULTIMA PESQUISA DMP/REDE TIRADENTES: ARTUR 54,5 X 45,5 MARCELO

Operação Maus Caminhos e ação intensa da Prefeitura com obras nas zonas norte e leste da capital impactam última pesquisa

O prefeito Artur Neto (PSDB), aparece em primeiro lugar na última pesquisa DMP/REDE TIRADENTES, do segundo turno da eleição municipal.

O candidato tucano que disputa a reeleição contra Marcelo Ramos (PR), teve um crescimento acentuado nos últimos dias. Artur ampliou sua vantagem nas zonas que dominava (Centro Oeste, Oeste, Sul e Centro Sul) e ultrapassou o adversário nas zonas onde perdia (leste e norte).

O número de eleitores indecisos e que pretendem votar em branco ou anular o voto ainda é muito grande. Vinte e três por cento – cerca de 270 mil eleitores.

Embora Artur Neto esteja em vantagem, o resultado da pesquisa de hoje pode sofrer uma mudança, dependendo da opção a ser seguida pelos mais de 100 mil eleitores que ainda estão indecisos.

Se a eleição fosse hoje, Artur Neto teria 54,5% dos votos. Considerando a margem de erro (3,0%), para cima, Artur poderá chegar até as 57,5%. Se a margem de erro projetar uma descida, Artur poderá chegar no mínimo a 51,5%.

Ja o candidato Marcelo Ramos teria 45,5% dos votos. Com a margem de erro para cima, Marcelo chega a 48,5%. Com a margem de erro negativa, Marcelo pode chegar até 42,5%.

A eleição municipal de 2016 sofreu um forte fator externo. A operação Maus Caminhos, desencadeada pela Polícia Federal, no combate a corrupção dentro da Secretaria de Saúde do Estado, foi um fator importante que impediu o crescimento de Marcelo Ramos.

Embora não tendo nenhum vínculo com o governo do estado, Marcelo Ramos foi associado a roubalheira na SUSAM pelo adversário e não soube se descolar da Maus Caminhos. Artur usou o tema como um mantra e repetiu em todos os espaços que dispunha para falar: nos debates, na propaganda política e nas entrevistas. A comunicação de Marcelo Ramos não foi eficiente para repelir o tema tão indigesto para a sociedade.

Pesou também a favor de Artur, o uso escancarado da máquina. Nunca se viu tantas máquinas trabalhando e asfalto sendo derramado em Manaus, como nos últimos 30 dias.

A Cidade Nova, na Zona Norte, recebeu recapeamento asfáltico em quase todas as ruas. O mesmo aconteceu no São José Operário, na Zona Leste. Praticamente todas as ruas, becos e vielas receberam asfalto novo.

A classe média alta também viu a ação da prefeitura de Manaus. As principais ruas e avenidas do Vieiralves foram contempladas com asfalto novo, limpeza, e ruas pintadas.

Artur usou com eficiência os recursos financeiros do empréstimo de 500 milhões de reais obtido recentemente junto ao Banco Mundial, viabilizado, ironicamente, pelo ex-aliado e atual adversário, o senador Omar Aziz (PSD).

Artur foi melhor na comunicação. Se aproveitou de ações que não eram suas para capitalizar votos. Usou o Proama (programa de água do Governo do Estado) para dizer que colocou água onde faltava. Aproveitou-se de uma decisão na justiça que concedia isenção de IPTU e tarifa social para a água, como se fosse ação da prefeitura de Manaus.

O prefeito Artur Neto ainda foi contemplado com quase 300 direitos de resposta  concedidos pela juíza da propaganda eleitoral, Lídia Frota, fato que provocou uma representação do candidato Marcelo Ramos junto ao Conselho Nacional de Justiça e Tribunal Superior Eleitoral, que alegou parcialidade nos julgamentos.

A disputa foi acirrada, relembrando 1992, quando disputaram a eleição Amazonino Mendes e José Dutra (que contava com apoio de Artur Virgilio e Gilberto Mestrinho). Amazonino venceu, mas foi duramente atacado pelos adversários.

A sorte está lançada. Faltando menos de 48 para a eleição nossa pesquisa é esta:

ultima-pesquisa-dmp-votos-validos

ultima-pesquisa-dmp-max-e-min

VEJA AQUI A PESQUISA COMPLETA:

ultima-pesquisa-dmp-2-turno-2016-completa

Foram ouvidos 1003 eleitores entre os dias 25 e 28 de outubro, registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-00065/2016.

A pesquisa tem margem de erro de 3,0%, intervalo de confiança 95%. Foi contratada pela DMP DESIGN MARKETING E PROPAGANDA LTDA.

O estatístico responsável é o professor Erico Jander da Silva Lopes.

 

4 Comentários para “ULTIMA PESQUISA DMP/REDE TIRADENTES: ARTUR 54,5 X 45,5 MARCELO”

  1. Marlucia Ribeiro disse:

    Vai dá Arthur na cabeça eu creio.

  2. Marlucia Ribeiro disse:

    Com certeza é 45 na cabeça

  3. ajuricabatche disse:

    É Artur, Ronaldo! Seriedade, dignidade, competência, experiência. Quem quiser,pode chorar.

  4. Gabriele disse:

    Infelizmente vai dar Arthur, teve 4 anos pra fazer essas obras em Manaus, e só veio fazer agora perto das eleições, acha que engana a quem esse Arthur….atacou covardemente o outro adversário, quase não reconheci o Arthur nessas eleições…..muita baixaria…..ele pode até ganhar, mas o meu voto e da minha família não vai levar….menos 10 votos para vc seu Arthur Neto…

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links