Matérias

Seap pede prisão preventiva para servidores suspeitos de facilitar figa de 35 presos do CDMP II. Direção do presídio foi afastada

– (foto: BNC) – A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), vai pedir a prisão preventiva dos servidores suspeitos de envolvimento na fuga de 35 presos que fugiram do Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDP II). A informação foi confirmada nesta manhã, pelo Secretário, o coronel PM Cleitmann Coelho, em entrevista à Rede Tiradentes.

De acordo com o secretário, os detentos, todos considerados de altíssima periculosidade, fugiram de três celas, por meio de um túnel de 7,5 metros escavado de dentro de uma das celas da unidade. “Eles arrebentaram os cadeados e escaparam.”

O secretário afirmou, ainda, que a Seap está trabalhando com a Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM,), do Departamento Penitenciário Nacional (DIpem) e outros órgãos do sistema de segurança, que estão em campo na captura dos fugitivos. Segundo Cleitmann Coelho, todos são acusados de tráfico de drogas e homicídios.

Segundo Cleitmann, os detalhes da fuga já estão sendo apurados e que os envolvidos serão apresentados ainda esta semana.

O secretário destacou que, entre os fugitivos, está Kaio Wellington Cardoso dos Santos, mais conhecido como “Mano Caio”, que seria um dos chefes da facção criminosa Família do Norte (FDN) e que seria um dos responsáveis pelo massacre de presos de 1º de janeiro do ano passado, que deixou cerca de 60 mortos no sistema prisional do Estado.

Cleitmann Coelho determinou, ainda, a instauração de processo administrativo para apurar as circunstâncias da fuga além de ter adotado novas medidas de segurança para prevenir o registro de episódios semelhantes.

Ele também afirmou que o governo não admite que servidores com conduta questionável permaneçam em funções de grande responsabilidade e que coloquem em risco a sociedade.

O secretário explicou que o CDPM II é uma unidade de autogestão, isto é, não tem contrato com empresas que atuem auxiliando na administração do presídio. Ainda de acordo com o secretário, todos os agentes da unidade são agentes públicos de carreira, mas, segundo ele, “isso não justifica a perda de controle para se registrar uma fuga desse tamanho”.

A nova direção do CDPM II é composta essencialmente por servidores da Seap e policiais militares.

Conforme Cleitmann Coelho, a possível renovação do contrato do Governo do Estado com a empresa Humanizzare, especializada na administração de penitenciárias, não está confirmada. O secretário disse que uma nova licitação está em andamento para empresas interessadas na prestação do serviço.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links