Matérias

Márcia Siqueira e os porteiros de festas

Vocês já viram alguém mais importante do que um porteiro de festa? Pois é, um porteiro de festa se sente a maior autoridade do planeta. Quem sempre dizia esta frase, para definir pessoas que se sentem “a última bolacha do pacote”  é o meu amigo Renato Pitanga. Alguns porteiros são bem educados, mas outros sentem o maior prazer em barrar pessoas. Ali ele vive o seu momento de glória. Barra, empurra e não quer nem saber.

A cantora Márcia Siqueira, que nos premia com sua belíssima voz há mais de 20 anos, passou o maior constrangimento da sua gloriosa carreira, na última quinta-feira, quando cantava na Feirinha do Tururí.

Márcia foi vítima de um desses “porteiros de festas”, um fiscal da Ordem dos Músicos do Brasil, que a impediu de continuar cantando, simplesmente porque não portava, naquele momento, a carteira da OMB, de músico. O fiscal truculento disse não e fez a doce Márcia descer do palco, onde soltaria sua voz para a alegria de centenas de pessoas.

Eu pensava que ainda estava em plena vigência o direito constitucional da liberdade de expressão e a outra liberdade de associação, que garante ao cidadão o direito de se associar, ou não, se este for o desejo. Mas o “porteiro de festa” deu a ordem e calou a voz da cantora Márcia Siqueira, que ontem mesmo exibiu sua carteira e comprovou que é registrada na Ordem dos Músicos.

Márcia Siqueira exibe carteirinha da OMB. Foto do Portal do Diário do Amazonas

O jornal Diário do Amazonas deste sábado trouxe novos detalhes sobre o vexame sofrido pela cantora Márcia Siqueira. Leia abaixo:

O presidente da Ordem dos Músicos, secção Amazonas (OMB-AM), Sérgio Salazar, afirmou desconhecer os motivos do veto da cantora Márcia Siqueira , por fiscais da OMB, na noite desta quinta-feira, na Feirinha do Tururi. Em dias com a instituição, Márcia foi impedida de cantar por não portar a carteira da Ordem.

“O que sei são apenas notícias vagas, vou esperar a denúncia formal da Márcia para me pronunciar”, disse. Questionado sobre a abordagem agressiva de fiscais da OMB, conforme descreveu a cantora, ele se esquivou e reforço: “não estava lá, não sei o que ocorreu e só vou me pronunciar depois da denúncia formal”, disse. 

A Lei 3.857, de 1960, prevê a fiscalização  e a exigência da carteirinha de músico por parte da Ordem. Em Manaus, a juíza federal Ana Paula Serizawa Silva Podedoworny, suspendeu a exigência em fevereiro de 2010 diante de denúncia contra o atual presidente da entidade, Sérgio Salazar.

Em novembro do mesmo ano, a liminar foi derrubada e a entidade voltou a fiscalizar bares e casas noturnas. “É preciso ter bom senso, a forma como está ocorrendo está infringindo a Constituição, está causando constrangimento aos artistas, isso são danos morais”, informou o Moyses de Carvalho, advogado do Sindicato dos Músicos do Amazonas (Sindiman).

Segundo ele, o sindicato entrou com um embargo de declaração para que a juíza determine como deve ser feita a fiscalização. “Está lei está ultrapassada, o contexto de aplicação dela hoje é bem diferente de quando foi criada”, afirmou. O Sindiman aguarda a data para audiência com a juíza sobre o embargo.

Siga do twitter do @portald24am e

18 Comentários para “Márcia Siqueira e os porteiros de festas”

  1. Bruno Vaz disse:

    Não há outra palavra para definir o “incidente” como ABSURDO! Ele poderia simplesmente conferir o registro da cantora com base nos dados que deveria ter em mãos da OMB-AM, assim como você fica retido quando está sem a carteira de habilitação e outra pessoa pode ir buscar na sua casa e levar até onde você foi parado. Que fiscalização é essa que o próprio representante não fica sabendo do ocorrido?

    O que está faltando para tirarem esse presidente do cargo, visto que não é a primeira divergência que ele tem com os membros de sua própria categoria?!

    abraço Ronaldo.

  2. João Lúcio disse:

    Todos são iguais perante a lei, se ela desdenha da instituição que regulamenta a profissão é porque essa “cantorazinha” nunca foi profissional e sempre ficou na dependência de gordos cachês das governos municipal e estadual, se ala continuar assim, ela se escalda e vai ficar que nem a Lucilene Castro.

  3. limanilton disse:

    Ronaldo, esses fiscais só incomocam quem realmente tem sucesso e pode virar noticia de jornal. Eles deveriam ir as casas de forró na qual existem dezenas de cantores que pasam a noite toda cantando músicas plagiadas( e ainda gritam:
    “Esta música é mais um sucesso de L….. (nome de um sanduiche com salsicha que se comia muito na praça São Sebastião).

  4. Marcelo disse:

    Absurdo isso, que moral tem a Ordem dos Músicos pra tirar do palco o músicos, o certo seria notificar apenas, acredito que isso foi feito por ela ser uma mulher que venha fazer isso comigo Senhor Salazar.
    O senhor deveria moralizar a categoria e fazer uma administração com transparencia e voltada para os inscritos na ordem. Acredito que agora a Márcia deve entrar com um processo de danos morais contra a Ordem e os envolvidos.

    Obrigado Ronaldo!

  5. Augusto disse:

    Que bobagem….Se ofender por uma fiscalização…sou músico do boi e estava lá….ela fez o barraco e se ofendeu por ser famosa e estar sendo abordada pelos fiscais da OMB, o Presidente nem lá estava….quanta informação errada.Todos são iguais perante a Lei, o que custa apresentar a carteira? Se eu uso a carteira porque ela não? Discordo em envolver o Garantido nisso também….queremos é trabalho e isso a OMB garantiu nesse Carnaboi e na Feirinha. Parabéns Presidente Salazar.

  6. Augusto disse:

    Aproveito a oportunidade Ronaldo para lhe sugerir conversar com o Presidente e discordo do que vc escreveu acima sem antes saber quem ele é…..acredito na sua seriedade e lhe parabenizo pelo espaço.

  7. POSTADOR DA VERDADE disse:

    http://ombam.com.br/main.php?pg=34
    Entrem neste link e vejam o descaso, a opressão que os músicos de Manaus estão passando, flagrante nas fotos do constrangimento que os músicos estão passando!!!

    Vejam e pessam para os jornaisinhos parciais de Manaus publicarem este descaso!!!

    QUEM PODE PROVAR NÃO, FALA, MOSTRA!!!

    Ass: POSTADOR DA VERDADE

  8. Bom descordo plenamente com o Sr Ronaldo Tiradentes, mas respeito a sua opinião, afinal quando não se conhece o outro lado da moeda em Manaus sabemos que a priore é julgar e condenar antes do bater do martelo do Juiz…Aquí é Manaus, terra de coroné…manda quem tem nome e anos de carreira…mas torço para o dia que a classe musical do Amazonas abra os olhos para seus direitos trabalhistas e parem de dar recolhimento do iss somente para donos de bandas que se aproveitam da igênuidade dos demais músicos!
    TRT neles…LEIAM NO MEU BLOG:

    DENÚNCIA CONTRA OMB-AM:

    http://WWW.RAFAELMEDEIROSAMAZONICA.BLOGSPOT.COM
    http://WWW.OMBAM.COM.BR

    QUEM TRABALHA COM COMUNICAÇÃO TEM PRIMEIRO QUE PESQUISAR A VERACIDADE DOS FATOS E DEPOIS NOTICIAR AO PÚBLICO LEIGO!!!

    ABRAÇOS A TODOS!!!

    RAFAEL MEDEIROS.

  9. VEJAM BEM *JORNAIS-PARCIAIS*: A ANUIDADE NÃO É E NUNCA FOI R$:300,00 REIAS…

    JORNALISTA TEM QUE PESQUISAR ANTES…ISSO É ASSUNTO DE FACULDADE DE JORNALISMO…PESQUISAAAAAAAAAAA!!!

    ABRAÇOS EM TODOS!

    RAFAEL MEDEIROS.

  10. NÃO ESQUEÇA DO ATO DE REPÚDIO CONTRA O SINDMAM NESTA SEGUNDA FEIRA ÁS 14HS EM FRENTE A OMB-AM!

    CONHEÇA O SINDMAM AQUI:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13425087900216532244

    CONSTRANGIMENTO É???

  11. carlos neto disse:

    Adormeci e logo despertei. Os acontecimentos de ontem me deixaram eletrizada. Não tive saída. Vim ao computador para escrever este artigo, que fervilhava em minha mente. Quem tem o dom de escrever conhece bem esses ímpetos, que precisam ser satisfeitos a todo custo. Passados os momentos de euforia, de bate e rebate, reflito. Ao final, concluo: necessito dizer algo ao não muito jovem (falando-se de idade cronológica) Rafael Medeiros, esse rapaz que, até agora, não temos ainda conhecimento de como infiltrou-se na Ordem dos Músicos do Brasil, seção Amazonas. Ele, um estranho no ninho, um anônimo, que nas redes sociais incita o tumulto e a desordem, que usa de meios os mais comezinhos para denegrir a imagem de artistas que ajudaram a construir a história da música amazonense, pioneiros como Antonio Pereira, Célio Cruz, Cileno, Candinho & Inês, Márcia Siqueira, Paulinho Kokay, Lucinha Cabral, Renatinho, Lucilene Castro, dentre tantos outros, chamando-os de dinossauros, velhos e lançando toda a sorte de impropérios. Saiba, Rafael Medeiros, que esses ilustres dinossauros pavimentaram toda essa estrada em que você, agora, ensaia engatinhar, com muita pressa para galgar o topo dessa montanha íngreme. São vidas inteiras dedicadas à música, com biografias que muito nos orgulham, conquistadas em noites indormidas e dias de muito, mas muito sacrifício. E, ainda agora, mesmo dinossauros, como você os trata, muitos deles, senão a maioria, não alcançaram o retorno almejado, seja financeiramente, seja o reconhecimento do público ou coisa que o valha, porque (você é muito imaturo para entender), fazer música e viver de música neste país é um exercício hercúleo, desgastante e sofrível. Na Amazônia, onde alguns outros declaram nem saber se há civilização, como garotos coloridos que mal abandonaram as fraldas, pior ainda. Muitos estúpidos há que, até hoje, consideram a profissão de músico coisa de vagabundo. Sensibilidade é algo divino, e os brutos não entendem o que é sublime. Eu te aconselharia, se me fosse dado fazê-lo, a debruçar-se sobre a história desses dinossauros, e, quem sabe, como um daqueles filmes de Steven Spillberg (Jurassic Park, acho que é por aí), você pudesse transformar-se em um dinossaurozinho, herdando o DNA desses monstros que merecem respeito. É, Rafael, respeite quem soube chegar onde eles chegaram. Não foi de graça. Nada vem de graça. Nem o pão, nem a cachaça (como diz Zeca Baleiro em uma de suas músicas, cujo nome ora não recordo, até porque a velhice acaba nos roubando tanto de nossa memória…). É, Rafael, velhice é assim mesmo. Ela não perdoa. Mas o envelhecimento é um processo natural do ser humano. Um dia, todos nós, os velhos, já fomos jovens, e só envelhecemos porque estamos vivos, você está me entendendo? Ninguém, nesse caso, escapa, até você, se tiver a sorte de chegar até aqui. Agora, velhacaria, é outra coisa. Velhacaria é uma nódoa no espírito. Por fim, Rafael, mais uma vez eu te aconselharia, se me fosse dado fazê-lo, a mirar-se no exemplo desses dinossauros, pois muitos frutos colherias, para ti e toda a tua geração. Não se passa um apagador em marcas indeléveis, como as pegadas que esses monstros foram deixando pelo caminho em que andaram. Vá devagar com o andor, que o santo é de barro, reza o dito popular. Não insista em destruir os alicerces de nossa história musical, pois, caso contrário, não terás, nenhum dia, onde assentar a tua própria história, que ora buscas através de caminhos tão sinuosos. No mais, Rafael, é continuar a tua estrada, caminhando e cantando e seguindo a lição…
    Por: Rosângela Bentes Campos

  12. carlos neto disse:

    RAFAEL MEDEIROS:
    Mano, faz o seguinte: vcs venceram, nós perdemos, não deu ninguém nos apoiando, a OMB vai ser de vcs…beleza mano?
    Se quiseres dar prosseguimento a sua ameaça de me processar fique a vontade, é um direito seu mano…estou saindo desta briga entre vcs e o Salazar. Já me pronunciei a ele e já pedi exoneração do meu cargo de fiscal e ele me apoiou. Apartir de hoje sou apenas um batera que não toca porra nenhuma como os amigos de vcs tem citado aqui no orkut. Lembre-se não é por medo ok mano? É porque tenho muito o que fazer mesmo e isso tudo parece ser muito pessoal de vcs…nao que eu não queira estar no meio, pois o meu posicionamento político vcs sabem qual é! E eu quando era fiscal sabia muito bem abordar as pessoas e vcs também sabem que não fui eu que o fiz!(fato com a Márcia) o problema que vcs generalizam tudo!
    Quero lhes desejar muito sucesso p vc e p sua esposa que tive o prazer de conhece-la pessoalmente quando ela me convidou ”me constrangido perante meus colegas, incitando-me a subir no trio para conhece-la”Subi e apertei a mãe dela, sou foda né mano?rsrsrsrsrsrsrs
    Pense e expresse o que quiser ao meu respeito, lembre-se das frases pintadas por vcs, liberdade de expressar e manifestar, certo?????
    Só não conte vitória antes mano! Por favor!
    Que Deus ilumine essa nossa cena podre de músicos desunidos!
    RAFAEL MEDEIROS

    *MAS MENTE MUITO.

  13. carlos neto disse:

    Comentários do post 11:
    Paulinho Kokay Manaus
    Rô, falou e disse. Tenho orgulho de pertencer a uma geração de artistas que fez diferença nessa cidade e de ter herdado e aprendido com o legado dos que vieram antes, com os quais tive o privilégio de dividir o palco. Assim como, tenho apre…Ver mais
    15 de março às 07:07 · 4 pessoas
    Rosângela Bentes Campos Ninguém sabe quem é ele e o que faz na Ordem, mas ele criou um tal de blog, coitado, com erros crassos de português e sem sequer saber se expressar. Vive entrando nas páginas dos músicos no orkut e face postando imbecilidades. Mas deixa ver se consigo dormir umas 2 horinhas ainda pois tenho audiência às 9:30 e tou quebrada. Tenha um bom dia.
    15 de março às 07:17 · 1 pessoa
    Ellen Lívia Mendonça
    Chorei.
    Me orgulho de ter na minha terra tanta gente talentosa. Tanta gente boa, que escreve, que declama, que compoe, que canta. Passei minha adolescencia ouvindo os que vc citou, e hj confesso que, tem horas que minha ficha não cai quando …Ver mais
    15 de março às 11:39 · 2 pessoas
    Cinara Nery
    HOJE EU FUI A VÍTIMA DO PRESIDENTE DA OMB-AM SR. SÉRGIO SALAZAR!Veiculado na imprensa no dia de hoje uma matéria (leviana) onde sou citada além dos meus colegas de profissão Lucilene Castro e Célio Cruz. Desconheço as acusações, jamais rece…Ver mais
    15 de março às 21:43 · 2 pessoas
    Milena Di Castro Gostaria de abranger o mundo, fictício de um sonho bom, feudais que fazem coisas macabras com os pequenos… Nesses versos de uma música minha e do meu irmão ROCKEIRO Fabrício Rodrigues (banda Essence) que fizemos em parceria em 95, quando estávamos tomando da fonte dos “dinossauros”.
    16 de março às 00:51 · 2 pessoas
    Milena Di Castro É cruel saber que um “ser humano”, fez o que fez na internet, e chegou ao ponto de criar comunidade no orkut denigrindo imagem de nossos amigos e colegas de classe.
    16 de março às 00:52 · 1 pessoa
    Milena Di Castro
    Até eu fui chamada de DINOSSAURO, pasmem…. poxa tá certo que vou fazer 30 aninhos dia 23 de abril, mas creio eu que sou mais nova que este. A música é para revoluci onar sim, não há porquê fazer estes feitos (alguns chamaram de infantis, …Ver mais
    16 de março às 00:57 · 3 pessoas
    Candinho E Inês
    Parabéns Rô pelo texto. Nós também já fomos vítimas de comentários imbecis deste ser que tem a pretensão de se considerar um artista. Nós sabemos que a alma de um Artista não se presta a essas mesquinharias. Infelizmente não foi possivel p…Ver mais
    17 de março às 00:19 · 2 pessoas
    Rosângela Bentes Campos
    É isso aí, Candinho. Vc precisava ver a empáfia dele no dia do protesto em frente à OMB. Hoje, às 9 de noite, no Corsários Bar,vou reunir com o Vítor França e os músicos que tocam lá, para ingressarmos com uma ação contra a OMB, na justiça …Ver mais
    17 de março às 16:25 · 1 pessoa
    Rosângela Bentes Campos dada a falta de condição da maioria dos músicos arcar com tais despesas. Tem que levar uma cópia da carteira de músico, do CPF e um cmprovante de endereço. Aguardo vc. Bjs.
    17 de março às 16:28
    Vinicius Rodrigues Eu juro que eu só queria tirar a minha carteira………………………..hahahahahahahahahahahahah
    17 de março às 19:39 · 1 pessoa

    RAFAEL MEDEIROS cale a boca.

  14. carlos neto disse:

    ATO DE REPÚDIO É NA FRENTE DO SINDICATO. ESSES CARAS QUEREM PROTESTAR SENTADO NO SOFÁ DA PROPRIA CASA….???

    RI ALTO.“““

  15. Laura Prestes disse:

    o ENGRAÇADO disso tudo é que o Sindicato dos Músicos e seu presidente Everaldo, que nem faz nada e nem vai para o Coral,não fazem nada, não consigo visualizar sequer alguma ação que o sindicato seja parte. Estranho né, o que sei é que tem muita balela, só balela, visualizo sim, dos queridos que entraram individualmente, mas pq tanto esconde esconde nisso, tem que tornar público e sair distribuindo cópias aos interessados, as verdadeiras partes. Esse sindicato tá na INÉRCIA, NO VAMOS VER O QUE ACONTECE COM OS OUTROS. JOSENOR E EVERALDO SÃO PURA BALELA!!!

  16. Laura Prestes disse:

    Não sou a favor da ordem, mas sim da democracia, se falam que o cara faz, então provem, existe o ônus da prova pra isso, poxa tem que ficar em cima, acompanhar tudo e o que percebo é inércia por parte dos interessados, inércia essa vista no processo n. 45343920114013200. Leiam a sentença. A juiza foi claro quando disse que não houve interesse das partes impetrantes, ou seja, dos autores. Mas ao menos esses impetrantes desse processo entraram, mas o SINDICATo, não vejo o nome deles em nenhum lugar. Vergonhosooo

  17. carlos neto disse:

    É. Sindicato não faz politica. Cuida dos interesses dos trabalhadores.

  18. Everaldo Barbosa disse:

    Laura Prestes, é esse o seu codinome? ou sera Laura Não Prestes?..Voce é muito desinformada a liminar que impediu as truculencias do presidente da ordem e seus capangas foi impetrada pelo combativo sindicato dos musicos do Amazonas. Voce deve ser a vice presidente da OMB amazonas que nunca foi eleita. E só serve de capacho para o presidente entrar com pedido identicos para tentar confundir ate mesmo a justiça. Mas é uma questão de tempo…a casa caiu!!! Procurem outra freguesia

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links