Matérias

LIRAa- Cinco bairros da zona Leste apresentam alto risco de infestação do Aedes aegypti

Divulgado nesta quinta-feira (11) o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) em Manaus. Segundo a Prefeitura da capital, 17 bairros da cidade estão em alto risco, enquanto 25 apresentam médio risco e 21 em baixo risco para transmissão de doenças pelo mosquito.

O Distrito de Saúde Leste (Disa Leste) tem o maior índice predial de risco para transmissão, com 3,6, sendo que cinco bairros foram classificados como de alto risco: São José, Coroado, Tancredo Neves, Armando Mendes e Zumbi. O Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) é o segundo com maior infestação com índice de 1,6.

zona leste okk

Por meio do LIRAa, também foi possível identificar que os depósitos que mais contribuem para a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Manaus (41,2%) são recipientes de armazenamento de água para consumo em nível de solo, como tambores, tonéis ou camburões, barril, tina, etc. Os depósitos como recipientes, garrafas, latas, ferro velho, representam 28,2%.

Com o resultado do LIRAa, a Semsa está intensificando as ações para controle do vetor nas áreas de alto e médio risco, em parceria com as Forças Armadas. Juntamente com os agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, serão realizadas visitas de casa em casa, intensificação de atividades de educação em saúde com ampla implantação da estratégia dez minutos contra o Aedes, incentivando o maior envolvimento dos moradores e de lideranças locais, além de ações interinstitucionais com mutirão de limpeza urbana nas áreas de maior vulnerabilidade.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links