Matérias

Jornal Valor Econômico publica pesquisa da CBN Manaus

Três candidatos disputam a liderança em Manaus, diz pesquisa

Por Raphael Di Cunto | Valor

SÃO PAULO – A eleição para a Prefeitura de Manaus (AM) começou com três candidatos empatados tecnicamente na liderança, aponta pesquisa dos institutos UP (Unidade de Pesquisa) e DMP (Design, Marketing e Propaganda), divulgada nesta terça-feira pela Rádio CBN Manaus. O ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) está com 20,6%, o presidente estadual do PSB, Serafim Corrêa, tem 18,1% e a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B) está com 17,1% – todos dentro da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em seguida aparecem três deputados federais: Henrique Oliveira (PR) tem 12,3% das intenções de voto, Sabino Castelo Branco (PTB) ficou com 10,2% e Pauderney Avelino (DEM) registrou 5,3%. Nenhum dos outros candidatos atingiu mais de 1% na pesquisa, que teve 6% dos entrevistados indecisos e 7,2% dizendo que votarão branco ou nulo. Não foi feito levantamento sobre um provável segundo turno.

O deputado Sabino Castelo Branco é o candidato com maior rejeição. Segundo a pesquisa, 18,5% dos entrevistados responderam que não votarão nele “de jeito nenhum”. Serafim Corrêa foi citado nesse quesito por 17,8%, seguido por Arthur Virgílio, com 17,2%. A senadora Vanessa Grazziotin, que divide a dianteira com eles, se sai melhor nesse quesito – tem rejeição de 8,8%. Pauderney Avelino é rejeitado por 5,8% dos eleitores e Henrique Oliveira por 1,8%.

A pesquisa mostra ainda que os eleitores da cidade avaliam como positiva a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) e do governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), mas não gosta da gestão do atual prefeito, Amazonino Mendes (PDT), que desistiu de tentar a reeleição por “estar cansado da politicagem” – comenta-se que ele irá se guardar para a eleição ao governo estadual em 2014.

O governo Dilma foi aprovado por 81,5% dos entrevistados, ante 9,5% que o acham “regular” e 7,6% que o consideraram ruim – outros 1,4% não responderam. Já Aziz tem a aprovação de 75,5% dos eleitores da capital, contra 13,8% que consideram seu mandato regular e 8,2% que o reprovam – 2,4% não souberam responder. Amazonino é avaliado negativamente por 44,6%, visto como regular por 17,4% e aprovado por 35,4%.

A pesquisa, que ouviu 1257 pessoas entre os 12 a 15 de Julho, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número 00006/2012.

 

2 Comentários para “Jornal Valor Econômico publica pesquisa da CBN Manaus”

  1. richard disse:

    Sr.Ronaldo, teria como o sr. investigar, ou peguntar a Empresa de Banda Larga NET aqui em manaus sobre um aumento de Majoraçao de ICMS no qual eles baseados nisso aumentaram a fatura da internet, na fatura apenas informam que tal aumento se deu por essa majoração. eu liguei pra net pra saber que lei era essa, no primeiro momento nao souberam informar, liguei novamente e disseram que o aumento na fatura foi baseado na lei 96 de 26/12/2011. depois perguntei se a lei era federal ou estadual, nao souberam informar!! me propuseram pesquisar na internet, isso é uma vergonha, a empresa cobra por algo e nao sabe o pq cobra!!, seria uma boa matéria pra tv tiradentes, e cbn. abraço richard

  2. Nelson Cristiano disse:

    ” Ainda é muito cedo para afirmar se candidato A ou B, venha ganhar a eleição. Pelos números apontados, com certeza, havera 2º turno. Mais fico feliz que o Ex-Senador Arthur e o seu vice Hissa, estejam na frente.” Quero saber da CBN, se haverá a 2º Rodada de pesquisa. Ficarei aguardando.”

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links