Matérias

Eclipse, nesta tarde, em Manaus, deve durar pouco menos de um hora

O eclipse solar previsto para esta tarde, deve durar pouco menos de uma hora, nos céus de Manaus. No Brasil, o eclipse será parcial, podendo ser visto principalmente nas Regiões Norte e Nordeste do país, mas, nos Estados Unidos, deve ser visto em sua totalidade.

O fenômeno, que está chamando a atenção de todo o planeta, nesta segunda-feira (21), deve iniciar por volta das 15h12 e terminar por volta das 16h56, em Manaus, segundo os observatórios internacionais.

Quem quiser acompanhar o eclipse de um ponto privilegiado, na capital do Amazonas, ainda pode ir até à torre do Musa – o Museu da Amazônia – do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que promoverá uma observação com a parceria do Clube de Astronomia de Manaus e orientação de astrônomos.

Para acompanhar, basta pagar (isso mesmo!), R$ 10, 00 em solo e R$ 20, 00 no alto da torre, localizada na zona Leste da capital. Estudantes não pagam.

Os especialista recomendam, a quem acompanhar, não olhar diretamente para o eclipse, pelo risco real de cegueira permanente. Em casa, o uso de equipamentos como óculos de lentes negras ou binóculos também não é aconselhável. Eles podem simplesmente ficar danificados.

 

Linhas de ônibus

• 679 – partindo da Bola da Suframa e passando pelas avenidas Buriti, dos Oitis e Grande Circular

• 676 – partindo do Centro e passando pelo Aleixo e pela Av. Grande Circular

• 448 – Terminal 3 (T3) e Terminal 1 (T1)

• 065 – Jorge Teixeira, João Paulo, Val Paraíso, Cidade de Deus e Terminal 4 (T4)

• 069 – Terminal 4 (T4)

• 052 – Terminal 3 (T3)

• Micro-ônibus amarelos que passam pela Bola do Coroado, Bola do São José e Bola da Feira do Produtor, linhas Cidade de Deus e Cidade de Deus/Alfredo. Esses ônibus partem dos bairros Zumbi e Grande Vitória, da Bola da Suframa e do porto da Ceasa.

De carro, considerando como ponto de partida a Bola do Coroado

1. Siga na Alameda Cosme Ferreira em direção à Zona Leste.

2. No viaduto do São José, siga em frente subindo a alça do viaduto e vire à esquerda. Siga em frente na Av. Grande Circular em direção à Cidade de Deus.

3. Chegando à Bola do Produtor, faça metade do contorno e siga na mesma direção em que estava.

4. Ao final da Av. Grande Circular, vire à esquerda na rotatória da Bola.

5. Siga em frente na Av. Nossa Senhora da Conceição até a rotatória da Avenida Margarita (antiga Uirapuru) – Grande Circular Dois.

6. Logo em frente à rotatória fica a entrada do Musa.

De carro considerando como ponto de partida a Rodoviária

1. Siga pelas avenidas Constantino Nery ou Djalma Baptista em direção à Av. Torquato Tapajós.

2. Na Av. Torquato Tapajós, siga em direção às rodovias AM10 e BR174.

3. Passe pelo acesso ao Aeroporto e após a SEPROR (Secretaria de Estado de Produção Rural), dobre à direita em direção ao Via Norte Shopping.

4. Siga nesta direção até chegar à rotatória onde fica a entrada do Musa.

Deixe seu comentário

Rádios

Links

Links

Arquivos

  • Arquivos