Curiosidades

Dente de tubarão gigante pré-histórico é furtado na Austrália

Espécime pertenceu a animal morto há cerca de 2,5 milhões

Dente pré-histórico estava em local remoto na Austrália – WA Governement/AFP
Chave

SYDNEY — Um dente de um tubarão pré-histórico gigante desapareceu na Costa do Nigaloo, Patrimônio Mundial da Austrália. O dente pertenceu a um predador cuja morte é estimada em cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Segundo a “BBC”, a peça foi furtada do parque, uma área de preservação localizada no oeste do país.

Valioso para colecionadores, o dente de oito centímetros fazia parte da arcada dentária de um Megalodonte, uma das maiores e mais poderosas criaturas que se tem notícia. A espécie gigante apareceu na era geológica Cenozoica. As autoridades atribuem o sumiço à ação de criminosos, que teriam usado um machado ou um cinzel para arrancar a peça.

“Ele tinha características bastante definidas, então você podia ver a borda serrilhada do dente do tubarão. Era provavelmente um dos melhores espécimes que conhecemos”, lamentou Arvid Hogstrom, porta-voz do serviço de Departamento de Meio Ambiente e Conservação da Austrália Ocidental.

Dente foi arrancado com machado ou cinzel, acreditam autoridades – WA Government

Um dos poucos vestígios do Megalodonte na Área de Patrimônio Mundial da Costa do Nigaloo, o dente tinha a localização conhecida por poucas pessoas, segundo Hogstrom. Era uma das duas peças de arcada dentária guardadas no local preservado pela Unesco. A peça roubada, porém, não estava à disposição do turismo local.

“Não é algo em que alguém teria tropeçado, e eles foram obrigados a colocar um pouco de esforço para tirar (o dente) da rocha também. Nós presumimos que um colecionador amador (pegou o espécime) ou alguém que apenas queria um fóssil em sua lareira”, indicou.

A equipe de Hogstrom trabalhou para proteger o fóssil ao cobri-lo com pedras e tentar uma preservação de longo prazo. O relato de desaparecimento foi enviado às autoridades na sexta-feira. A suspeita é de que os criminosos tenham cometido vandalismo e quebrado as leis de conservação do parque.

O Megalodonte, que podia chegar a 18 metros de cumprimento e pesar até cem toneladas, teve a extinção estimada para 1,6 milhão de anos atrás. Segundo a “BBC”, a espécie era 30 vezes mais pesada que o maior tubarão branco.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links