Parceria entre Prefeitura e TJ-AM vai oferecer cursos profissionalizantes a presos e egressos do sistema prisional

progama-de-ressocializac3a7c3a3o-pelo-trabalho

Criado pela Lei Municipal nº 1.428/2010, o Programa “De bem com a Vida” foi regulamentado no ano passado, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Por meio de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que administra o Programa “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), promovendo a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho, os dois órgãos vão oferecer cursos profissionalizantes a presos dos regimes semiaberto, aberto, cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema penitenciário.

O Termo de Cooperação Técnica (TCT) foi assinado entre o prefeito e a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, na manhã desta segunda-feira (30), no auditório do TJAM, na avenida André Araújo, Aleixo, zona Centro-Sul.

O prefeito destacou que a parceria é mais uma oportunidade para aqueles que cometeram crimes no Estado e que já cumpriram as penas, voltarem ao convívio na sociedade e ao mercado de trabalho. “Temos a primeira turma de cem egressos do sistema penitenciário com a chance de inclusão social, a partir dessa iniciativa sensível!”

De acordo com a desembargadora Graça Figueiredo, a parceria entre a Prefeitura e o TJ-AM vai possibilitar aos egressos uma volta digna à sociedade. “É muito bom aturar pedras, mas, se não se der uma oportunidade, a pessoa pode se inserir novamente no crime, então Poder Judiciário e Prefeitura, de mãos dadas, estão dispostos a ressocializar e reinserir o cidadão que teve dívidas com a Justiça e que já cumpriu sua pena no mercado de trabalho, por meio desse Programa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *