Presos e armados: revista na UPP apreende 38 estoques. Objetivo era localizar túneis e rotas de fuga

Uma revista realizada na manhã desta terça-feira (18), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), apreendeu 38 estoques. O estoque é uma arma perfurante caseira que substitui, por exemplo, um punhal. A APP está localizada no quilômetro 2 do Ramal Bela Vista, no bairro Puraquequara, zona Leste de Manaus, e é uma das unidades do sistema prisional do Amazonas onde ocorreram dezenas de mortes violentas, no início deste ano. Os assassinatos foram consequência da rivalidade entre duas facções criminosas que disputam o comando do tráfico de drogas na capital do Amazonas.

A revista, realizada pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Polícia Militar do Amazonas (PMAM), contou com o efetivo de 174 pessoas, entre servidores da Seap, agentes de socialização da Umanizzare Gestão Prisional e policiais militares das tropas do Comando de Policiamento Especializado (CPE), da PMAM.

De acordo com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, tenente-coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a revista tinha como principal objetivo a localização de túneis e rotas de fuga.

“O procedimento seguiu um cronograma de revistas que devem continuar acontecendo. Neste caso em específico o foco era descobrir se os internos estavam cavando túneis, cerrando grades das celas ou se organizando de alguma maneira para uma fuga, tendo em vista que os mesmos estão na tranca desde as mortes nos dias 7 e 8 deste mês. Com a revista foi comprovado que nenhuma das ações estão ocorrendo, mas nossa fiscalização continuará para inibir possíveis iniciativas dos internos”, explicou o secretário.

A UPP possui atualmente 1.249 internos. Os detentos da unidade estão cumprindo punição disciplinar com suspensão das visitas dos familiares e sem direito a banho de sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *