População vai contar com aplicativo de aviso de ocorrências policiais em Manaus, afirma secretário da Segurança Pública  

– (fotos: Andréa Vieira) – O vice-governador e secretário da Segurança do Amazonas, Bosco Saraiva (SD), falou, nesta quinta-feira (15), sobre a decisão da Justiça do Amazonas que determina o fim do semiaberto no sistema prisional do Estado.

Em entrevista à Rede Tiradentes, o vice-governador e secretário da Segurança disse que a decisão, que implementa o uso da tornozeleira eletrônica, é uma boa medida porque é um mecanismo moderno de controle das pessoas que infringiram a lei.

Bosco Saraiva afirmou que o controle dos presidiários do semi aberto já era feito Por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), que monótira toda a cidade por meio de câmeras, mas disse que a medida deve ajudar na redução da violência, principalmente na capital, já que muitos presos do semi aberto são comandados por infratores de dentro da cadeia.

Fazendo um balanço das atividades da SSP-AM no carnaval, Bosco Saraiva afirmou que tudo andou dentro do planejado e, como exemplo, citou que, além de uma das causas da redução da violência foi porque todos os eventos foram encerrados na hora certa, às 11 da noite, inclusive o Galo de Manaus, que, segundo Bosco, reuniu cerca de 120 mil pessoas.

Sobre o desempenho das polícias, o secretário afirmou que o que está sendo feito é o restabelecimento da atividade de Inteligência e Patrulhamento, com o aumento da presença da polícia nas ruas. Ele destacou que o desempenho das forças de segurança está diretamente ligado à valorização das polícias.

Bosco Saraiva destacou que os crimes que fogem do controle das autoridades, como o aparecimento de cadáveres de pessoas mortas e até decapitadas, nas áreas mais ermas da cidade, são resultantes da guerra entre as facções criminosas que atuam em Manaus, pelo controle do tráfico de drogas.

Para redução da violência, Saraiva afirmou que é ainda preciso implantar o patrulhamento em metade da cidade, que, brevemente, deverá contar com 254 patrulhas em toda a capital. Atualmente, o modelo de patrulhamento é com base no modelo deixado pelo ex-governador e senador Omar Aziz (PSD).

O secretário revelou que, nos próximos meses, o Governo do Estado deverá lançar um aplicativo de aviso de ocorrências, que será disponibilizado a toda a população. “A partir daí, certamente haverá uma redução ainda maior da violência na cidade”, afirmou.

Conformou Bosco Saraiva, o aplicativo de aviso deverá ser implantado até o final de março e em Manaus, e, depois, levado a todos os grandes municípios do Interior do Estado.

Saraiva disse, ainda, que, por enquanto, segue à frente do sistema de segurança e aproveitou para elogiar a competência e o envolvimento da atual equipe da SSP-AM, formada por policiais “experientes, sérios, competentes e principalmente comprometidos a Segurança Pública”.

Sambista, empresário e professor universitário, Bosco Saraiva é fundador da escola de samba Reino Unido da Liberdade, da zona Sul de Manaus. Ele se manifestou feliz com a vitória da agremiação no desfile do carnaval 2018.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *