Pessoas com deficiências recebem atendimento gratuito no evento “Cidadania Inclusiva”

deficientes

Um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 3 de dezembro, atende, nesta manhã (7), pessoas com deficiências e seus familiares, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery com avenida Pedro Teixeira, nº 5.001, Flores, zona Centro-Oeste. Esse público está podendo usufruir de diversos serviços como: emissão de documentos, orientações jurídicas, previdenciárias, atendimentos de saúde, entre outros além de momentos culturais com shows e apresentações artísticas.

As ações do “Cidadania Inclusiva” são desenvolvidas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Fundo de Promoção Social (FPS), demais entes da estrutura do governo e as Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Durante o evento, será feita a entrega de cadeiras de rodas, adquiridas pelo Fundo de Promoção Social (FPS), às pessoas cadastradas no Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência e que receberam, previamente, a visita da equipe multidisciplinar da Seped.

O evento “Cidadania Inclusiva” tem como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar e sensibilizar a população sobre assuntos da deficiência e temas relacionados; celebrar as conquistas alcançadas e pensar maior inclusão desse segmento na sociedade.

Para os atendimentos durante o evento, é importante que as pessoas com deficiências e familiares levem cópias e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, CNH, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), cartão de inscrição no Bolsa Família, comprovante de residência, laudo médico com o CID, documentos que comprovem iniciativas de processos (previdenciários, trabalhistas e outros). Em casos de perda ou roubo de alguns desses documentos, apresentar B.O.

Histórico – O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década dedicada ao segmento, 1983-1992. Desde então, a cada ano, no dia 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os avanços na política dos direitos da pessoa com deficiência em todas as esferas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *