Número de acidentes com motocicletas ultrapassam 100 em menos de dois dias

Os acidentes com moto estiveram na origem de 117 atendimentos realizados pela rede pública de urgência e emergência da capital, entre as 6h da manhã da última sexta-feira (5) e as 6h desta segunda-feira (7), de acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam). A rede é formada por 09 SPAs, 01 UPA e sete prontos-socorros. Segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, no total, estas unidades atenderam 213 vítimas de acidentes de trânsito no período, incluindo as vítimas de atropelamento (20) e colisões de automóveis (76).  “Chama atenção a participação dos acidentes com moto, que responderam por 55% dessas ocorrências. Foram 24 atendimentos na sexta-feira, 41 no sábado e outros 52, no domingo”, destacou Pedro Elias.

Para o secretário, os números evidenciam a necessidade de ampliar as ações intersetoriais, voltadas para a formação de condutores mais conscientes de suas responsabilidades. Ele frisou que a Susam vem trabalhando para contribuir mais fortemente com a formulação de políticas voltadas para este objetivo. “Foi um compromisso que assumi quando tomei posse como secretário, há 7 meses, e do qual a Susam não pretende se desviar. Já estamos marcando uma reunião, da qual devem participar representantes vários órgãos, para tratar do assunto e avançar nessa agenda”, disse Pedro Elias.

O secretário-adjunto de Atenção Especializada da capital, Wagner William de Souza, chama atenção para o fato de que há períodos frequentes em que 60% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio ficam ocupados com pacientes graves, vítimas de acidentes de motocicleta, em sua maioria, jovens. Esse mesmo porcentual tem-se repetido no número de cirurgias ortopédicas realizadas pela rede. “Não há dúvida de que esses indicadores exigem nossa atenção. Os acidentes com moto impactam, e muito, no sistema público de saúde”, afirma Souza.

Causas externas

cidO balanço que vem sendo apresentado pela Susam neste período de Carnaval reúne apenas informações sobre atendimentos relacionados aos principais acidentes por causas externas – sem incluir os demais procedimentos realizados pela rede de urgência.  Além dos acidentes de trânsito, o levantamento aponta, ainda, que nos últimos três dias deste período carnavalesco, a rede pública de urgência da capital registrou o atendimento de 20 vítimas de ferimentos por arma de fogo, 57 de vítimas de ferimentos por arma branca e outros 120, vítimas de agressão. “De um modo geral, mesmo com o alerta que fazemos em relação aos acidentes de moto, podemos considerar que os números de atendimento da rede de urgências estão dentro do esperado para o período, sem grandes alterações em relação a outros períodos de feriado prolongado”, avalia Wagner Souza.

Em alerta

A rede de urgência e emergência da Susam está adotando, neste período de carnaval, o mesmo modelo de plano de contingência que foi utilizado durante a Copa do Mundo de 2014. Isto significa que estão em alerta e preparadas para dar respostas rápidas, se houver situações que exijam a ampliação da capacidade de atendimento.

O secretário-adjunto Wagner Souza explica que o plano de contingenciamento trabalha com a lógica de manter, nas equipes destas unidades, pessoas-chave, previamente definidas e capacitadas, para acionar o processo de mobilização de profissionais e adotar procedimentos, a fim de responder a situações como um grande acidente, como múltiplas vítimas.

Sambódromo

No posto de atendimento da Susam no Centro de Convenções Sambódromo foram contabilizados 38 atendimentos na sexta-feira e sábado. O principal motivo foi o excesso de bebida alcoólica e crises de cefaléia (dor de cabeça).

Nesta terça-feira (09), o posto de atendimento da Susam no Sambódromo estará funcionando durante o Carnaboi, a partir das 19h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *