Mulheres que vivem com HIV/Aids de sete Estados participam de encontro nacional em Manaus

Aids

Representantes de sete estados do Norte participam, a partir desta quarta-feira (18),  em Manaus,  do I Encontro Regional do Movimento de Cidadãs PositHIVas (mulheres que vivem com HIV/Aids). O evento, que tem o apoio da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), vai acontecer no auditório da instituição (na avenida Pedro Teixeira, 25, D. Pedro) e espera reunir 60 participantes. A abertura será às 9h do dia 18.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, destaca que a instituição tem mantido um permanente trabalho de articulação e diálogo com as entidades da sociedade civil organizada que atuam voltadas para o enfrentamento da Aids. “Esta parceria é muito importante. Os movimentos sociais têm muito a contribuir no processo de melhoria da assistência prestada aos pacientes, que é nossa busca diária”, afirmou a diretora.

De acordo com Maria Emília Gomes Ferreira, representante para a Região Norte do Movimento Nacional de Cidadãs PositHIVas (MNCP), o evento tem a finalidade de aproximar as lideranças que integram o movimento, aprofundar o debate sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres que vivem com o HIV/Aids, além de abordar outros temas como os indicadores epidemiológicos da doença no segmento feminino, o controle social e a melhoria da assistência.

“As discussões deste encontro regional vão compor as propostas que serão levadas ao encontro nacional do movimento, marcado para o mês de novembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul”, explica Maria Emília. Ela destaca que o evento de Manaus deve contar com a participação da dirigente nacional do movimento, Simone Aparecida Bitencourt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *