Missão de ‘Chicão’, na Secretaria de Relações Institucionais, será aprofundar articulação com poderes e relações com prefeituras

78070_460x270_0082190001372821899

Aprofundar a integração entre as secretarias e melhorar a articulação do Executivo com os demais poderes. Será esta a missão do novo Secretário Extraordinário de Relações Institucionais, Francisco Cruz, que tomou posse nesta terça-feira (31).

Durante a cerimônia de posse, o governador José Melo afirmou que a nova função ocupará papel fundamental na união do governo, no desenvolvimento dos novos programas e deve ajudar a avançar a relação com as prefeituras para otimizar a aplicação de investimentos.

Segundo Melo, o novo cargo deve oxigenar o governo, auxiliando os responsáveis pelas pastas a criar novos projetos, melhorar a prestação dos serviços e implantar novos programas de governo, como o ‘Todos Pela Vida’. “A base é a união. Não consigo conceber o governo como na Idade Média, cheia de Duques e Princesas. Concebi o governo com todos juntos, ajudando, porque, afinal de contas, quem nos elegeu quer o serviço na ponta com eficiência e qualidade”, afirmou o governador.

Na relação com os poderes Judiciário e Legislativo, Melo destacou a necessidade de relação forte e equilíbrio. “O governo se relaciona todos os dias com os poderes. Relação de pesos e contrapesos, e nada melhor que buscar um caboclo do Interior para ajudar a dar equilíbrio entre os poderes. Uma inter-relação forte, mas cada um com a liberdade e respeitando a sua posição”, pontuou.

Realizada na sede do Governo do Estado, a solenidade de posse reuniu autoridades do judiciário, deputados, vereadores e secretários de governo. O vice-governador Henrique Oliveira e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanharam a assinatura da posse de Francisco Cruz. O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Fábio Monteiro, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, também prestigiaram o evento.

Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a nova função de articulação institucional no Governo do Estado significa sangue novo no secretariado e uma mudança positiva na relação com o executivo municipal. “Eu espero muito dessa capacidade de diálogo que será expandida pela ação do secretário.  Alguém com articulação e capacidade de se relacionar com as pessoas e fazer a análise crua dos fatos para o governador, porque a sinceridade e lealdade também fazem parte do cardápio”, disse.

Ex-procurador-geral de Justiça do MPE, Francisco Cruz, assume o cargo de Secretário de Relações Institucionais com a meta de liderar a comunicação interna no governo, trabalhando no desenvolvimento dos novos programas e avançando nas relações com as administrações municipais.”Hoje, entro para fazer parte de uma equipe que já é vitoriosa e experimentada, com o propósito de somar esforços e traduzir o programa de governo vitorioso e consagrado nas urnas. A sociedade disse sim, livremente, a essa proposta”, disse, durante o discurso de posse.

Francisco Cruz disse, ainda,  que deve se reunir com prefeitos e vereadores, no próximo mês, para realizar um seminário de modernização administrativa. O objetivo é incentivar os prefeitos a criarem escolas de serviço público municipais e melhorar a qualidade dos gastos pactuados entre Estado e Municípios. “Vamos buscar gestão compartilhada para se gastar melhor e não reduzir investimentos. Vamos sugerir, por exemplo, a adesão dos prefeitos a ata de preços do Estado, para assim adquirir os produtos com preços menores”, disse.

Natural de Humaitá, Cruz ingressou no MPE em julho de 1985. Oficiou nas Comarcas de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Humaitá e Parintins. Em Manaus, atuou nas Promotorias de Justiça Criminais, em especial no 2º Tribunal do Júri. Como procurador de Justiça, teve titularidade na 21ª Procuradoria, com assento junto às Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça.Membro do Conselho Superior do Ministério Público eleito pela classe, Cruz já exerceu os cargos de procurador-geral adjunto do Município de Manaus, de secretário executivo de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de coordenador do Sistema Penitenciário Estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *