Manifestação de servidores da Educação por pagamento do Fundeb tumultua trânsito na Avenida Brasil

Uma manifestação de professores municipais, na frente da sede da Prefeitura de Manaus, tumultuou o trânsito, na manhã desta sexta-feira (22), na Avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Os professores reivindicaram o pagamento do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação nos moldes do que foi feito pelo Governo do Estado.

Arthur

Em entrevista à Rede Tiradentes, nesta manhã, o prefeito Arthur Virgílio Neto afirmou que a forma de pagamento do Fundeb pela Prefeitura foi “absolutamente correta!”

Arthur denunciou que o objetivo do movimento, feito por “pessoas que não estão interessadas em explicação, mas boicotar o desempenho de Manaus no Enem no ano que vem.

O prefeito argumentou que, em relação à questão do Fundeb, não se vê um ataque da categoria ao governador interino David Almeida (PSD), e que o interino trabalha contra aposse do governador-eleito, Amazonino Mendes (PDT). Arthur disse, ainda, que a manifestação dos servidores contra a Prefeitura de Manaus é apoiada por um movimento parlamentar, tanto na Câmara Municipal de Manaus, como na Assembléia Legislativa do Estado.

Disse, ainda, que já se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), num encontro em que tudo foi explicado, e indagou por que os servidores não pediram uma conversa, ao invés de fechar uma avenida importante com a Brasil, “prejudicando a população e tumultuando a cidade? Numa democracia, é importante respeitar o Poder Constituído e negociar!”, afirmou.

O prefeito também disse que vai continuar negociando com o Sinteam, que representa oficialmente a categoria. Arthur destacou as vantagens já concedidas aos servidores da educação e disse que Prefeitura está se preparando para dar 4 anos de data base da categoria. Ele explicou que, com a verba do Fundeb, foram feitos investimentos nos profissionais, que também tiveram enquadramentos e progressões que se incorporam à aposentadoria dos educadores e destacou um grande investimento nos professores e na pedagogia. Arthur afirmou que tudo o que foi feito está publicado no Portal da Transparência.

 

Candidatura à Presidência

Na entrevista, o prefeito também falou sobre o lançamento da candidatura dele à presidência da República, que é tema de uma entrevista a ser publicada neste final de semana, nas páginas amarelas da Revista Veja.

Arthur confirmou o interesse dele, defendeu “um olhar mais atento para o Norte do país” e garantiu que será “Voz do Norte” do país na campanha presidencial.

Na manhã desta sexta-feira, a agenda do prefeito inclui uma encontro na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), onde vai tratar das obras de recuperação das ruas do Distrito Industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *