Mais de mil pessoas tiveram resultado de exame de Doenças Sexualmente Transmissíveis positivo em Manaus

Em 2014, quase 1.200 pessoas receberam a confirmação de que são portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DSTs/Aids), em Manaus.

Para a chefe do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Adriana Raquel de Souza, o número é preocupante e evidencia a importância das campanhas de conscientização sobre o teste rápido que detecta a doença. “O trabalho de prevenção e alerta é essencial para esclarecer a importância do teste”, disse.

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a Semsa realizou, na última quinta-feira, uma abordagem noturna com foco na população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT), além de profissionais do sexo com orientações de prevenção e sobre o diagnóstico precoce das DST/Aids.

A ação se concentrou na Zona Leste de Manaus, onde os agentes da rede municipal de saúde ofereceram o teste rápido para HIV, distribuíram insumos de prevenção como preservativos femininos e masculinos, além de repassarem orientações sobre as formas de prevenção às DST’s.

Testes rápidos

Adriana Souza explicou que o teste de HIV oferecido nesta abordagem é um processo seguro, sigiloso e acessível, salientando que as unidades básicas de saúde da capital também oferecem este serviço durante o ano todo.

“A Semsa mantém a oferta de testes rápidos em 60 Unidades Básicas de Saúde e a população tem acesso aos serviços de forma ampla. A preocupação com relação aos casos de DST/Aids é muito grande, pois em 2014 foram registrados 1190 novos casos das doenças, um resultado justificado pelo acréscimo no diagnóstico”, disse Adriana Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *