Pelo segundo ano consecutivo, Laboratório de Solos da Ufam recebe Certificado de Excelência da Embrapa

– (fotos: Portal do Movimento Popular e assessoria de comunicação da UFAM) – O Laboratório de Análise de Solos, da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA-Ufam), recebeu do Centro Nacional de Pesquisa de Solos, vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Excelência do Programa Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF 2017).

O reconhecimento se deve ao trabalho que o laboratório vem realizando desde 2014, voltado para análises de amostras de solo da região para produtores rurais, pesquisadores e extensionistas. Os objetivos dos testes são para corrigir a acidez do solo e aplicar a quantidade adequada de adubo em áreas de plantio.

Desde que passou a receber a Certificação da Embrapa Solos, o laboratório presenciou um aumento da procura de produtores rurais do Amazonas pelos serviços de análise de solo. Outra razão tem sido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que tornou obrigatória a análise de solo para a obtenção do empréstimo bancário para o produtor.

Segundo o coordenador do laboratório, professor Bruno Pereira, os testes trazem melhoras significativas na produção agrícola. “Mais produtores rurais estão utilizando as quantidades ideais de calcário e adubo para melhorar a fertilidade do solo. Isso aumenta suas produtividades, qualidade do produto agrícola colhido e a rentabilidade”.

Ainda para o docente, outra vantagem da análise está na redução do desmatamento. “Infelizmente grandes áreas na região têm sido desmatadas com fins agrícolas, e logo são abandonadas. É um processo que se repete, afetando desnecessariamente o bioma. Dentre as causas para o insucesso e abandono destas áreas está a falta de conhecimento técnico. A análise da fertilidade do solo é um dos primeiros passos para o sucesso na produção agrícola”.Vitor Repolho e a bolsista Amanda Sinimbu.

Considerando-se as 25 culturas presentes na região, a produção de banana é a principal responsável pelas amostras de solo atendidas pelo projeto, seguida por outras como pastagem, citros e milho. (Acesse o quadro)

Vildomar Filho é agrônomo formado pela Ufam e, junto com o pai, cultiva banana, macaxeira e mamão no município de Rio Preto da Eva. Há seis anos, passaram a fazer análise anual do solo para melhorar produção agrícola. “Antes adubávamos achando que estava colocando tudo o que o solo precisava. Com as análises anuais do solo, passamos a economizar no adubo. Por exemplo: se o solo já tiver fósforo, coloca-se um pouco só pra manter. Isso já é uma economia. O resultado disso é que passamos a coletar, na maioria das vezes, cachos de banana bem maiores do que eram antes, sem análise”.

Experiência e desafios do laboratório

O Laboratório de Análise de Solos foi criado na década de 1970. Em 2014 passou a participar do projeto de extensão ‘Fertilidade do Solo do Amazonas (Fertiamazon)’, sob a coordenação do professor Bruno Pereira e do vice Wellington da Silva, técnico administrativo. O projeto é de autossustentação financeira e vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proext). Desde o início já foram analisadas uma média de 400 amostras por ano, e atendido 180 clientes, de 29 municípios.

Amostras de solo chegam de diferentes municípios da região nortedistribuídos em quatro estados da região norte: Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará.

Além dos agricultores, um outro público do laboratório são os pesquisadores de instituições como a Embrapa, o Idam, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Esses grupos levam amostras de solo de projetos de pesquisa para serem analisadas no laboratório.

Além disso, o espaço é utilizado para aulas práticas de alunos da graduação e pós-graduação, dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Engenharia Florestal. Além deles, alunos de Química também fazem uso do espaço para atividades práticas.

Amanda Sinimbu é estudante do nono período de Zootecnia e utiliza há dois anos o laboratório para o seu trabalho de iniciação científica que avalia a temperatura e o comportamento de frações do solo (areia, silte e argila) quando submetidas à queima. Ela explica que a Zootecnia e solos tem uma forte ligação quando o assunto é alimentação animal. “Fazemos análise de solo para a produção de alimentos, tanto forrageiras quanto gramíneas. Uma alimentação de qualidade garante ao animal, como por exemplo a vaca, um desenvolvimento melhor, o que traz benefícios para o agricultor”.

Um dos servidores com mais experiência em análises é o técnico de laboratório Vitor Repolho, servidor da Ufam desde 1979. O químico tem sido o responsável pela renovação do certificado de excelência. “Antes do laboratório fazer parte do projeto [2014], dávamos toda uma assistência pedagógica para as aulas práticas dos alunos da graduação e pós-graduação, e também fazíamos pequenas análises de solo para agricultores.  Quando soubemos que iríamos participar do Fertiamazon, já tínhamos certeza do nosso sucesso. Agora é crescermos pois temos capacidade”.

A experiência do laboratório conta para superar desafios. Devido à crescente procura pelos serviços, a Faculdade de Ciências Agrárias tem construído parcerias com prefeituras do interior do Amazonas para a construção de postos de orientação e recebimento de amostras de solo dos produtores rurais. O material será analisado na Ufam, e os resultados encaminhados via e-mail ao responsável do posto, que depois entregará ao produtor rural.

Outro desafio para a expansão é manter o projeto por conta dos limitados recursos públicos para compra de materiais e pagamento de bolsas para os alunos. Mas os coordenadores do laboratório estão confiantes.

Localização

O Laboratório de Solos da Ufam está localizado no 2º andar do bloco 02 da FCA, Setor Sul do Campus (Veja como chegar). O horário de funcionamento é das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Telefone: (92) 3305-1181, Ramal 2110. E-mail: [email protected]Acesse o site do laboratório: fca.ufam.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *