Justiça Eleitoral faz testes de campo dos sistemas eleitorais, no Amazonas

O objetivo é verificar a funcionalidade dos componentes dos sistemas eleitorais, como softwares e hardwares. Além do Amazonas, os testes também acontecem no Espírito Santo e Pernambuco, sendo que cada estado abrange nove Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s).

O serviço conta com a participação de equipes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Simultaneamente aos testes, o TSE realiza, até o dia 24 de julho, quinta-feira, uma eleição simulada com biometria, no município de Iranduba (AM), com foco na infraestrutura de transmissão de dados.

Os testes seguem o calendário definido no Plano Geral de Trabalho dos Testes em Campo e Simulados da Justiça Eleitoral, aprovado pelo Tribunal.

De acordo com o secretário de tecnologia da informação (TI) do TSE, Giuseppe Janino, os testes estão programados para encerrar na próxima sexta-feira (25).

De 6 a 8 de agosto, cada TRE fará, separadamente, um simulado de uma eleição completa (votação, apuração e totalização dos votos) e emitirá, inclusive, boletins de urna fictícios, enviando os dados para o TSE.

Os simulados são um ensaio para verificar a qualidade dos sistemas e se eles têm necessidade de ajustes, para que funcionem perfeitamente, no dia da eleição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *