Jovens criam protótipo de ponte levadiça e elevador hidráulico

Cerca de cem estudantes com idade de 16 a 18 anos do curso Técnico em Automação do Centro Literatus (CEL) participam de projeto que incentiva a criação de protótipos de materiais recicláveis que aplicam o Princípio de Pascal, utilizado, por exemplo, em elevadores hidráulicos dos postos de gasolina e em sistemas de freios e amortecedores. Os trabalhos dos alunos, inspirados no princípio do físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), serão apresentados nesta sexta-feira (25), na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-AM).

A apresentação dos alunos será assistida por educadores e especialistas da área da educação da Seduc-AM. Para coordenadora de educação profissional do Centro Literatus, Macilândia Leão, além de auxiliar na formação profissional, a atividade, que  faz parte da programação da Semana da Indústria do CEL, também contribui para aumentar o interesse nas áreas de exatas, que geralmente são vistas como um “bicho de sete cabeças” pelos jovens.

E essa é também a opinião do aluno Sebastião Souza, que revela que o projeto proporcionou uma experiência diferenciada de aprendizagem. Através de materiais como seringa, papel, cola e palitos, ele e sua equipe construíram um protótipo de ponte levadiça.

“Foi uma forma de conhecermos, na prática, através do Princípio de Pascal, o funcionamento da ponte, que é utilizada em vários locais no mundo”, comentou o jovem do curso Técnico em Automação.

Já para o aluno Fernando Antonello, que criou com a sua equipe um elevador hidráulico usando seringa, palitos e tachinhas e papelão, a atividade pôde proporcionar uma mostra de como funciona a atuação do profissional de Automação Industrial. “Termos a noção prática de como funcionam as máquinas e a vivência do técnico, sem dúvida, nos ajudará quando entrarmos no mercado de trabalho”, avalia.

Segundo o engenheiro e professor do curso de  Técnico em Automação do Centro Literatus (CEL), Cleuton Coellho, com a ajuda de ferramentas como o Google for Education, durante dois meses os alunos receberam acompanhamento dos professores para trabalharem a montagem dos protótipos e o resultado, de acordo com  ele, foi excelente.

O professor diz que, o profissional de Automação Industrial é essencial para o aumento da competitividade nas empresas do setor, atuando no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais, além de realizar a manutenção, medição e teste em equipamentos de automação de processos industriais.

O técnico em Automação Industrial é também responsável por programar, operar e manter sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança. “É um profissional capaz de iniciar no mercado de trabalho com um salário que chega a R$ 4 mil”, revela.

Semana da Indústria do CEL – Nesta segunda-feira (21), às 15h, professores do Literatus estarão na Escola Estadual Governador Melo e Povoas, no bairro Santo Antonio, apresentando o programa Mediotec, modalidade em que os estudantes cursam o Ensino Médio paralelo a um curso técnico profissionalizante. Além disso, será ministrada a palestra “Educação 4.0: A Revolução Tecnológica e o Ensino”, com o professor Cleuton Coelho. Na quarta-feira (23), serão realizadas as palestras “As características da Revolução Tecnológica 4.0”, com o professor Washington Duarte, e “O Mercado de Trabalho da Nova Indústria”, com Cleuton Coelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *