Agora é a vez dos homens. Campanha “Novembro Azul” vai alertar para riscos do câncer de próstata

Depois da campanha “Outubro Rosa”, que alertou as mulheres sobre a importância de prevenir o câncer de mama, agora é e vez dos homens serem alertados para os riscos do câncer de próstata, por meio da campanha “Novembro Azul”.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam o preocupante registro de ao menos 150 casos de câncer de próstata no Amazonas, até o final deste ano.

Para o membro fundador da Sociedade Brasileira de Urologia no Amazonas, o urologista Anoar Samad, o preconceito contra o exame de toque retal, que domina o imaginário do macho brasileiro, acaba afastando muitos homens da prevenção.

Samad destaca, porém, que o exame de toque retal e o exame de sangue conhecido como PSA ainda são as únicas formas de detectar precocemente esse tipo de câncer. O exame é indicado para homens a partir dos 40 anos.

O câncer de próstata é o que mais atinge a população masculina no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 50 mil casos de câncer de próstata são registrados todos os anos no país. O número de mortes ultrapassa os 12 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *