HIV/AIDS: Casos entre jovens de 15 a 24 anos cresce 85% nos últimos 10 anos

sexo-beijo-casal-relacao-sexual-dst-preservativo-camisinha-1486587293551_615x300

Incentivar o uso da camisinha, principalmente entre os jovens, é a proposta da campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano, lançada na última terça-feira (21). Segundo Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas sobre o uso de preservativos, os jovens de 15 a 24 anos estão deixando de usar camisinha, tanto com parceiros eventuais, como com parceiros fixos. Dados do Governo apontam que mais de 260 mil brasileiros vivem com HIV e ainda não estão realizando tratamento, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Temos mais de 100 mil brasileiros que estão portadores de HIV e não sabem, não fizeram a testagem. E também temos mais de 200 mil que têm o vírus e não se tratam. Sabem que têm (o vírus) e não se tratam. O tratamento é gratuito, é o melhor tratamento do mundo que nós temos aqui disponível pelo Governo Brasileiro. E é muito importante que as pessoas se tratem e façam com que nós possamos ter o controle da disseminação do vírus HIV que afeta 40 mil pessoas a cada ano”.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos, mostra um número preocupante: 35,6% dos alunos não usaram preservativos na primeira relação sexual.

Além de prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, como a aids, usar frequentemente a camisinha, ajuda a evitar a gravidez indesejada. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *