Governador e ministro da Integração visitam Eirunepé e discutem estratégia de enfrentamento à cheia

IMG-20150305-WA0007

As áreas alagadas do município de Eirunepé, na calha do rio Juruá, receberam, nesta quinta-feira (5), a visita do governador José Melo e do ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Após visita, o governador e o ministro participaram de uma reunião de trabalho com as equipes da Defesa Civil Federal, Estadual e Municipal, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Eirunepé. O objetivo é traçar estratégias de apoio às vítimas da cheia.

IMG-20150305-WA0005

O governador chegou a Eirunepé pela manhã. Ao lado do prefeito Joaquim Neto Cavalcante Monteiro, ele recebeu o ministro Gilberto Occhi, que chegava de Rio Branco (AC) onde foi visitar as famílias atingidas pela enchente do Rio Madeira, na capital. Em seguida, o governador e o prefeito acompanharam o ministro na visita às áreas mais afetadas pela cheia em Eirinepé – os bairros Nossa Senhora de Fátima, Morada do Sol e Nossa Senhora Aparecida (Ponte Ponta do Vento). Antes da reunião, a comitiva também fez um percurso de lancha, pela frente da cidade.

A Defesa Civil do Amazonas decretou Situação de Emergência em Eirunepé e nos outros quatro municípios da região do rio Juruá – Itamarati, Guajará, Ipixuna e Envira – onde mais de 9,3 mil famílias foram afetadas pela cheia. Desde o dia 9 de fevereiro, o Governo do Amazonas enviou ajuda humanitária aos cinco municípios, incluindo 44 toneladas de alimentos não perecíveis, kit’s de medicamentos e de dormitório.

Em Situação de Emergência estão, ainda, os municípios de Canutama e Boca do Acre, no rio Purus, onde as 1.064 famílias afetadas pela enchente também estão recebendo ajuda humanitária. Para lá já foram enviados 27 toneladas de cestas básicas, além de kit’s dormitório com colchão, rede e mosquiteiro, para auxiliar as vítimas da cheia.

Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, no Rio Solimões, além de Humaitá, no Madeira, estão em Situação de Alerta e sob monitoramento da Defesa Civil, enquanto Tapauá, no Purus, está sob Situação  de Atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *