Festa do Boi reúne bumbás de Parintins e de Manaus, na Arena da Amazônia, nesta quinta-feira (23)

O Boi Manaus 2014 vai encerrar, na noite desta quinta-feira (23), com um formato inovador. A festa vai ser realizada, pela primeira vez, na Arena da Amazônia, em uma estrutura que vai reunir os bois de Parintins e os de Manaus. A programação vai ser dividida em cinco atos e faz parte das comemorações de aniversário de 345 anos da capital amazonense.

Organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o evento, que é a terceira noite do Boi Manaus, vai começar às 18h, e vai ter a presença de 150 artistas diferentes. Vão estar na Arena bailarinos, coreógrafos e corpo técnico do espetáculo. Para a programação, são esperadas cerca de 45 mil pessoas.

No dia 18, quando foi realizada a segunda noite do Boi Manaus, estiveram no sambódromo mais de 35 mil brincantes, que dançaram ao som das mais famosas toadas.

O diretor de Cultura da Manauscult, Zezinho Cardoso, disse que a festa na Arena vai ser mais que especial por fazer uso da beleza do espaço para a valorização dos artistas locais. Segundo ele, essa é a oportunidade do Boi Manaus sair de um formato antigo e dar uma oxigenada na própria cultura do boi-bumbá, resgatando o público antigo e conquistando novos adeptos.

Atos

A maior inovação fica por conta da estrutura do evento, que desta vez vai ser dividido em cinco atos diferentes. Na estrutura de apresentação deles, cada ato vai ser conduzido por uma personalidade local.

No primeiro ato, intitulado ‘Roda de Toadas’, 16 cantores vão entoar toadas antológicas para aquecer a noite. Entre os artistas que se apresentam neste ato, estão nomes como Caetano Medeiros, Jardel Bentes e Helen Veras.

O ato seguinte, chamado ‘Canto das Yaras’, ressalta a participação feminina no boi-bumbá e vai reunir Luanita Rangel, Mara Lima, Julieta Câmara e Ianayra.

O terceiro ato evidencia os bois-bumbás de Manaus: Garanhão, Corre Campo e Brilhante, em uma apresentação que, de forma compacta, vai contar com todos os itens individuais de cada boi, como cunhã-poranga, rainha do folclore, pajé, entre outros. Entre as apresentações dos bumbás, vão participar convidados especiais, como Kamayurá, Carlos Batata e Canto da Mata.

Para celebrar a virada do dia 23 para o dia 24, o quarto ato reúne três nomes da música amazonense que se destacam pela interpretação e voz: Edilson Santana, Márcia Siqueira e Zezinho Corrêa.

Além disso, o palco da festa também vai receber uma apresentação de dança contemporânea coreografada pela bailarina Adriana Góes. Nesse momento, os cinco bois também vão se reunir no palco para saudar a cidade.

Por fim, o quinto ato segue a estrutura do Encontro dos Bumbás, que já fez sucesso em suas edições na Ponta Negra, com a presença de artistas dos bois Caprichoso e Garantido do mesmo item, dividindo o palco.

Vão estar presentes os apresentadores, levantadores e amos de cada boi. A noite encerra às 3h do dia 24, com os amos do boi Tony Medeiros e Júnior Paulain entoando as toadas de despedida da festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *