Sem categoria

Ferida no colo do útero pode virar câncer? Quando se preocupar?

ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical, é caracterizada por pontos avermelhados na região, como um tecido vindo de dentro do órgão invadindo a região que delimita o fim do canal vaginal.

As causas da ectopia cervical são variadas, podendo ser decorrentes de inflamação (cervicite), uso de anticoncepcional, alterações hormonais, doenças sexualmente transmissíveis e pelo vírus HPV, por exemplo.

Ferida no colo do útero e câncer: existe relação?

utero por dentro 116 400x800
JANULLA/ISTOCK

O vírus papilomavírus humano (HPV) é o desencadeador da maioria dos casos de câncer de colo de útero e um dos possíveis causadores da ectopia cervical. Mas, o fato de uma mulher ter uma ferida no colo do útero não significa que ela terá câncer. O desenvolvimento do quadro para um câncer é raro. O vírus HPV nem sempre se transforma em câncer e apenas 1% das mulheres infectadas desenvolverá o problema se não houver tratamento adequado.

Na maioria das vezes, ou a ferida tem outras causas que não a contaminação viral ou, quando há presença do vírus, o tratamento é suficiente para estagnar a evolução.

Ferida no colo do útero é grave?

endometriose utero 0117 400x800
LIGHTSPRING/SHUTTERSTOCK

Na maioria dos casos, a ferida no colo do útero não apresenta grandes riscos, mas é importante ter acompanhamento médico para saber se ela é de origem fisiológica ou é fruto de alguma infecção que requer mais atenção.

tratamento para ectopia cervical depende do estado da ferida e, em casos de alteração fisiológica, não requer sequer tratamento, pois costuma regredir sozinha. Em casos mais graves, a paciente poderá fazer uso de cremes e antibióticos, realizar cauterização ou cirurgia de retirada de parte do colo uterino ou todo o útero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *