Excesso de peso ameaça comprometer trabalho dos homens do Corpo de Bombeiros, no Amazonas

Um relatório da  Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros  Militar do Amazonas (CBMAM) revela que, dos 130 militares avaliados, 79 estão com excesso de peso. O problema compromete o desempenho nas ações de combate ao fogo e em outros chamados de emergência.

Durante dois meses, 130 militares do CBMAM foram submetidos a avaliações clínicas para  saber o condicionamento físico do efetivo. Ao final dos exames, foi constatado que 79 bombeiros estão com excesso de peso, pelo índice de massa corporal que indica a quantidade de gordura no corpo.

Os problemas com a saúde do militares vão mais além: outros vinte e nove bombeiros apresentaram alto risco na relação cintura quadril, indicando a probabilidade de várias doenças, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, apneia do sono e doenças cardíacas.

Esse diagnóstico preocupa o Comando da corporação, pelo fato de os bombeiros representarem o principal agente de resposta na cena de socorro.

De , como explica o comandante da corporação, Roberto Rocha, na tentativa de mudar essa realidade, o CBMAM está investindo em projetos de saúde, para garantir a qualidade de vida e o condicionamento físico dos militares, durante as ocorrências.

Nos últimos dois meses, os militares do CBMMAM passaram a ter uma alimentação balanceada, sob o monitoramento de nutricionistas. Além da mudança nos hábitos alimentares, soldados  e oficiais estão desenvolvendo atividades físicas, como corridas, ginástica e natação. O objetivo é manter um condicionamento físico que possa proporcionar mais saúde à tropa e resistência da tropa para o atendimento às vítimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *