Estudantes graduados de baixa renda de Manaus poderão fazer pós-graduação gratuitamente

Estudantes de baixa renda de Manaus que já possuem graduação, agora vão ter a oportunidade de cursar especialização em nível de pós-graduação lato sensu, na modalidade de ensino presencial, por meio de bolsas de estudo, de maneira similar ao que acontece com o Programa Bolsa Universidade (PBU).
images (7)
As inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG), lançado nesta segunda-feira (31), pela Prefeitura de Manaus, começam nesta quarta-feira (2), com oferta de 1.264 vagas, em cinco Instituições de Ensino Superior (IES).

Presente à solenidade, realizada no Palácio Rio Branco, Centro de Manaus, a diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Luiza Bessa Rebelo, destacou os requisitos necessários para se inscrever no programa.

“Poderá se inscrever quem ainda não cursou nenhuma pós graduação ou não está cursando. Exatamente como o Bolsa Universidade e o Bolsa Idiomas, é um programa voltado para as pessoas de baixa renda, com até dois salários mínimos e meio per capita, em torno de R$ 1,8 mil, e residente na cidade de Manaus!”

As instituições que aderiram ao programa foram Universidade Nilton Lins, Martha Falcão, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM).

Durante o período de inscrições, que começam nesta quarta-feira (2) e seguem até o dia 13, os interessados terão opções de bolsas de 100%, 75% e 50%.

Representando o Prefeito Arthur Virgílio Neto na solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto, destacou que o Parlamento ficou contente com o Executivo Municipal pelo cumprimento de uma promessa.

“O prefeito Arthur Neto deu uma grande reviravolta no Bolsa Universidade. Daqui a quatro anos, teremos turmas formadas. Ou seja, vamos ter um ciclo de pós-graduados, ainda nesta gestão, com isso, melhorando a oferta de mão-de-obra, na cidade de Manaus!”

O Programa Bolsa Pós-Graduação foi instituído pela Lei n.º 1.933 de 19 de novembro de 2014 e pela Lei n.º 1.934 de 19 de novembro de 2014, também conhecida como Lei de Isenção de Tributos Municipais.

O edital com os critérios do PBPG vai ser publicado em edição do Diário Oficial do Município (DOM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *