Em Macapuru, quase 600 estudantes tentam recuperar atraso escolar por meio do Exame Supletivo Eletrônico

download-14
Um total de 594 candidatos inscritos fazem, até o próximo sábado (30), as provas do Exame Supletivo Eletrônico em Manacapuru, município a 67 km da capital, na Região Metropolitana de Manaus (RMM). Iniciados na segunda-feira (25), os exames vão até o dia 30. A atividade faz parte da programação do evento “Show das Águas”, que desenvolve ações sócio-ambientais no local.

O Exame Supletivo Eletrônico Online (Provão Eletrônico) é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), por meio do Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), que visa oferecer aos jovens e adultos a possibilidade de regularização da escolaridade e de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), o SEA é usado pela SEDUC desde 2009, permitindo que os candidatos realizem as provas online, através da conexão com a internet.

Segundo o diretor presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira, as provas são geradas a partir de um banco de dados de questões elaboradas pela SEDUC. Em Manacapuru, a avaliação é aplicada nos laboratórios de informática de três escolas do município.

Uma vantagem do sistema, de acordo com o analista de tecnologia da informação (TI) da PRODAM, Humberto Tomais, é que as pessoas recebem o resultado da prova no fim do exame. “Os candidatos não precisam ficar na expectativa do resultado, pois, na mesma hora, os nossos computadores fazem a correção”, disse.

Humberto Tomais explica que, atualmente, o Exame Supletivo Eletrônico só é realizado nos municípios do Interior em ações pontuais, mas que há planos para expandir o serviço. Em Manaus, diariamente candidatos com idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental) e 18 anos (Ensino Médio), se submetem as avaliações online nas dependências da SEDUC.

Para mais informações sobre como se inscrever no exame realizado em Manaus os candidatos podem consultar o site examesupletivo.seduc.am.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *