Praciano: “eleição de candidato do PT ao Senado ajudará a fortalecer AM politicamente e garantirá mais investimentos no Estado”

O combate à corrupção, o foco no desenvolvimento do Interior como alternativa à Zona Franca de Manaus (ZFM) são as principais propostas do candidato pela coligação “Experiência e Renovação” – o deputado federal Francisco Praciano – do Partido dos Trabalhadores (PT), entrevistado desta segunda-feira (21), na série da Rede Tiradentes com os candidatos ao Senado, pelo Amazonas. O deputado, que defende uma campanha de ideias, pensamentos e propostas, destacou o espaço democrático aberto pela Rede Tiradentes aos candidatos majoritários.

“Nos últimos quatro anos, basicamente é a Rádio Tiradentes que me convida, de vez em quando. Não participei de um nenhum programa de televisão, em quatro anos. Isso diminui muito a nossa visibilidade e prejudica a nossa luta.”

Praciano comentou sobre o atual estágio jurídica da candidatura dele. “Em março, o PT tirou a decisão de sair com o PMDB e Braga, inclusive não me deixaram nem falar, porque eu e o (deputado) Zé Ricardo (também PT) advogávamos, mesmo romanticamente, a possibilidade de sair com candidatura própria. Eu tinha a opção de sair candidato a deputado federal e deputado estadual. Havia até até a opção pessoal, familiar de não sair. O resultado final é questão está na justiça. Nós achamos que a peça não é muito forte e que há grandes possibilidade de ganhar aqui. Em ganhando, não achamos que, nesse momento, a Executiva Nacional recorra. Acho que é uma oportunidade que o PT tem de crescimento político no Estado, por meio da sua candidatura!”

O candidato revelou que a antiga kombi usada nas campanhas passadas já está aposentada.

Para Praciano, em 12 anos de poder nacional, falta de ousadia do PT. “A minha candidatura tirou o PT do andar de baixo e colocou no andar de cima. Acho que é uma oportunidade que temos de crescimento político, aqui no Estado, por meio da minha candidatura!”

Criticado por alguns setores, o parlamentar explicou a aliança com o grupo do candidato ao governo, o senador Eduardo Braga. “A decisão de aliança é do PT. Além disso, o PMDB é o maior partido de sustentação do governo. A decisão, portanto, é lógica. E como eu acho que ainda estou queimando óleo vinte, apesar dos meus sessenta e dois anos, posso colaborar com a sociedade e com o povo amazonense, decidi sair mais uma vez candidato.”

Entre as propostas para o mandato, o candidato ao senado prometeu, continuar com o perfil fiscalizador.
“A função constitucional do parlamentar e fiscalizar. Sou governo, admiro o programa social da Dilma e do Lula, mas, mesmo assim, quando se trata de ética, acho que não tem partido! Sou candidato ao Senado. Senado é parlamento, tem a obrigação de fiscalizar e eu continuo com o mesmo perfil!”

Falando sobre a possibilidade dos suplentes Sandra Braga e Lírio Parisoto assumirem a vaga de Eduardo Braga no Senado, caso o senador seja eleito governador, Praciano afirmou que discorda da legislação, que garante a vaga para suplentes sem voto.

Um dos focos do mandato do candidato Francisco Praciano será a economia do Interior do Estado. O candidato disse também que a prorrogação aprovada pelo o Congresso é uma oportunidade para aperfeiçoar a ZFM.

“Tivemos uma prorrogação que nos dará mais 59 anos, já que anda temos o restante da prorrogação aprovada durante o governo Lula. Depois de 2023, temos mais 50 anos. É uma oportunidade de aperfeiçoamento, porque a prorrogação vai nos exigir competitividade e preço, se não, a globalização vai nos engolir. Temos que integrar o Interior à economia do Estado! Tenho me sensibilizado com a falta de uma economia própria, no Interior.”

O candidato, que preside a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, na Câmara Federal, defende, ainda, o fortalecimento do Estado no combate à corrupção. “Devemos fortalecer o Estado Brasileiro para combater a corrupção! A corrupção existe porque o Estado Brasileiro é frágil nas Leis e nas estruturas de combate à corrupção!”

O candidato ao Senado afirma que a eleição dos candidatos da Coligação Experiência e Renovação é importante para a o fortalecimento político do Amazonas, junto ao Governo Federal. “Os governos dos Estados o mais próximo possível do Palácio do Planalto é um motivo para você acelerar, ampliar, trazer investimentos e programas. Nos temos o senador Eduardo Braga como líder do governo da presidente Dilma. Nossa coligação tem exatamente esse objetivo: fortalecer o Estado do Amazonas. Se vencermos, teremos o apoio do Governo Federal, da residente Dilma e uma base aliada de três senadores, inclusive um do PT, que sou eu, e o Estado estaria politicamente fortalecido.”

Falando da importância do bom relacionamento do Estado com o governo federal, o candidato lembrou algumas realizações do governo do PT, no Estado. “O Brasil hoje tem um belo programa social. Estamos dando um belo chute violento na pobreza e na miséria; através do Prouni, o estudante filho do pobre pode sentar no colégio do filho do rico; o estudante do Interior pode entrar no Fies para financiar os seus estudos; não um ônibus escolar no Interior do Amazonas que não tenha sido doado pelo governo federal; não tem um colégio de tempo integral sendo construído que não seja com dinheiro liberado pela presidente; todos os tratores, retroescavadeira, patrol para as vicinais, patrulha mecanizada; todo dia estamos entregando títulos de terra do Programa Terra Legal. Ache que estamos no caminho certo! Acho que a oposição não pode tirar a esperança, reduzir a autoestima do nosso povo!”

Dirigindo-se ao eleitor, Praciano se despediu citando o poeta amazonense Thiago de Melo. “Não há caminho novo. O que há é uma nova forma, um novo caminho, um novo jeito de caminhar!”. E completa: “estou nesta aliança porque pretendo fortalecer o nosso Estado junto ao Governo Federal, que pode nos ajudar a ampliar programas e trazer investimentos e desenvolvimento para o Amazonas!”

Você pode acompanhar a entrevista completa do candidato da coligação “Experiência e Renovação” ao Senado, Francisco Praciano, nas reprises do “Manhã de Notícias”, na programação da TV Tiradentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *