Concerto “Mestres do Arranjo” destaca grandes arranjadores do jazz e da MPB

Um grande concerto que reverencia grandes arranjadores do jazz e da música popular brasileira de todos os tempos é a proposta do Governo do Amazonas da Secretaria de Estado de Cultura para a noite desta terça-feira (4), às 20h, com entrada franca, no Teatro Amazonas, intitulado “Mestres do Arranjo”.

O programa do concerto, que será executado pela orquestra Amazonas Jazz Band, com a regência do maestro Rui Carvalho, dá enfoque às obras de alguns dos principais arranjadores do jazz e da música popular brasileira, em suas diversas vertentes contemporâneas, constantes no repertório da Amazonas Band.

“Temos uma vasta programação cultural para o os diversos teatros e centros culturais da cidade de Manaus, valorizando diferentes manifestações artístico-culturais de qualidade para públicos de todas as idades nesse período que se inicia”, declarou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Assim, a sofisticação, simplicidade e beleza das músicas “I Cannot Believe It´s True” e “SoftlyFromMyWindow”, que têm composição e arranjo de   Sammy Nestico, celebrado como um dos principais arranjadores da história do Jazz e conhecido, principalmente, por seus trabalhos a banda de CountBasie, não vão faltar.

Na música popular brasileira, destaque para obras como “Campo Grande” e “Paisagem Brasileira”, com composição e arranjo de Gilson Peranzzetta, um dos mais aclamados compositores e arranjadores do Brasil. Recentemente ‘galardoado’ com o Prêmio da Música Brasileira, por seu trabalho com a MetropolOrchestra de Amsterdam, esteve em Manaus no Festival Amazonas Jazz em 2012ejá assinou arranjos para grandes nomes da música popular brasileira, tais como Ivan Lins, Edu Lobo e Leila Pinheiro, para citar apenas alguns.

“Que Bonito É – Na Cadência do Samba”, comcomposição de Waldir Calmon e arranjo do Maestro Branco estarão no show.Escrito originalmente para clarineta e orquestra,este arranjo foi estreado pela Orquestra de Jazz Sinfônica de São Paulo. O tema é sempre associado ao programa Canal 100 – que passava nos cinemas do Brasil antes do filme principal até a década de 1980. Branco esteve em Manaus no primeiro ano do projeto Amazonas Band Convida (2005) e conta em seu currículo com arranjos para a TV Tupi, a TV Record, o Festival Globo Shell (1985), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Jazz Sinfônica de SP, Mantiqueira, além de sua própria banda, Savana, sendo cultuado como um dos mais importantes arranjadores da música instrumental brasileira na atualidade.

A Amazonas Jazz Band apresentará ainda, dentre outras músicas, “Techno Pop”, de Bob Mintzer,quiçá o mais prolífico arranjador de jazz da atualidade,“Skylark”,composição de Mercer/Carmichael e arranjo de Bob Brookmeyer e “Pr´ÁQuê Chorar”, composição de Baden Powel/Vinícius de Morais e arranjo do Maestro Cipó.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *