Comitê Manaus 2016 divulga Plano Operacional para amistosos da seleção olímpica brasileira em Manaus

Reunião para os jogos da seleção Sub-20 em 05-10-2015 fotos w.redman drt-094 (2)

Os órgãos que integram o Comitê Organizador do Torneio de Futebol Olímpico Manaus 2016 divulgaram, nesta segunda-feira (05), o Plano Operacional de Segurança para os amistosos da seleção brasileira olímpica em Manaus. A reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), na avenida André Araújo, Aleixo, zona sul, com a participação de representantes de cerca de 30 órgãos estaduais e municipais.

Durante as partidas, que acontecerão na Arena da Amazônia nesta sexta-feira (09), contra a República Dominicana, e na segunda-feira (12), contra o Haiti, as áreas operacionais de segurança e saúde serão testadas para o Torneio de Futebol Olímpico 2016. Os eventos estão sendo promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O coordenador estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, afirmou que, apesar de não serem considerados eventos-testes oficiais pela Rio 2016, os jogos servirão para testar os serviços do Estado e Município. Aufiero informou que três representantes da Rio 2016 irão acompanhar a operação como observadores.

“Nos iremos testar os dois Centros de Treinamento pela primeira vez e cuidar da permanência das seleções por um período de mais de uma semana, o que não ocorreu na Copa do Mundo. Nós fizemos todo o planejamento para essas áreas e iremos avaliar a execução das operações para alinhar todas as ações até os Jogos Olímpicos”, explicou.

Segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel Dan Câmara, foi elaborado um plano tático que prevê a segurança das seleções no deslocamento para os hotéis, centros de treinamento e Arena da Amazônia. A operação vai envolver todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A previsão é de que sejam empregados 1,5 mil servidores.

Ambiente seguro – Dan Câmara ressaltou ainda que não será permitido o acesso de torcedores com objetos como bastões, capacetes, latas, entre outros. Crianças menores de cinco anos não podem entrar no estádio. As determinações fazem parte da portaria que regula as ações de segurança para grandes eventos no Estado.

“A intenção é garantir que o cidadão esteja em um ambiente seguro e saudável, usufruindo dos benefícios dos eventos e tendo a certeza de que voltará para casa com sua integridade física preservada”, ressaltou o coronel Dan Câmara.

A Fundação Vila Olímpica (FVO) irá disponibilizar 100 voluntários para atuar dentro e fora do estádio na parte de hospitalidade e informação ao público. As secretarias municipal e estadual de Saúde, Semsa e Susam, ficarão responsáveis pelos postos médicos de atendimento aos torcedores dentro da Arena. Serão disponibilizadas também quatro ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *