Com estados da Região Norte premiados por ações contra a doença, Brasil assina acordo de eliminação da malária

13-160

Com um um prêmio internacional já conquistado pelos estados do Amazonas e Acre, a malária pode estar com os dias contados no país. Pelo menos é o que espera o Ministério da Saúde, que lançou, nesta terça-feira (10), o Plano de Eliminação da doença no Brasil, e se juntou a outros 35 países com o mesmo propósito.

O projeto é uma continuação do Programa Nacional de Controle da Malária, que vem diminuindo os casos nos estados brasileiros. Para se ter uma ideia, o Brasil tinha que reduzir em 75 % os casos, entre 2000 e 2015. Sendo que em 2014, o número de registros já tinha caído 76 %, atingindo o objetivo com um ano de antecedência, como destaca o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.

“É absolutamente primordial a eliminação da malária dentro do país, a continuidade do Programa Nacional de Controle da Malária. Assumimos o compromisso dos objetivos do milênio e já o alcançamos que era de 2000 a 2014 conseguimos reduzir em até 75 por cento a incidência de malária no Brasil.”

Por conta do trabalho do Ministério da Saúde no combate à malária, o Brasil recebeu um prêmio internacional. Para o secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, isso só pôde ser conquistado graças ao trabalho dos profissionais que combatem a malária no SUS.

“Isso é fruto de todo o trabalho dos incansáveis agentes de endemias que temos em todos os municípios brasileiros. Esses incansáveis e anônimos militantes do SUS trabalhadores, é que a quem nós rendemos os nossos reconhecimentos e os parabenizamos pelo prêmio conquistado no Brasil.”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem mais de cinco mil e 100 municípios desenvolvendo ações de prevenção contra a malária, 316 municípios em eliminação e 138 em controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *