Com dificuldades de armazenamento, pescadores se reúnem para avaliar 2014 e discutir melhorias para o setor

Mais de 40 representantes de colônias de pescadores, proprietários de barcos de pesca e órgãos ligados ao setor no Estado participaram,de uma reunião de avaliação, nesta sexta-feira (19), na sede da Federação dos Pescadores- Fepesca, localizada no bairro Betânia, zona Sul de Manaus.

Comandada pelo presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, a reunião também serviu para a categoria reivindicar melhorias para o setor, como fábricas de gelos gerenciadas pelas próprias colônias. Hoje, a maioria dos municípios não possui fábricas de gelo, o que dificulta o armazenamento do pescado, causando prejuízos a milhares de pescadores que acabam buscando soluções em localidades distantes de suas bases.

Os pescadores também criticaram as iniciativas dos governos federal e estadual para o setor, sem consultarem os que realmente vivem diariamente da prática da pesca, nos rios e lagos do Interior Estado.

Outra situação levantada na reunião é a criação ilegal de sindicatos de pesca, orientada de forma política, com o objetivo de enfraquecer a classe.

O presidente da Fepesca, Walzenir Falcão refutou que a categoria possua representante legal, na esfera do Poder Legislativo estadual.

A reunião contou com a participação de representantes da Prefeitura de Manaus, Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), Secretaria da Produção Rural (Sepror), Companhia de Abastecimento do Amazonas (Conab) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *