Centro de Monitoramento Hidrológico antecipará ações preventivas a eventos críticos no Am

09/03/13 – A partir da semana que vem, o Governo do Amazonas terá acesso, em tempo real, às informações das mais de 300 estações hidrometereológicas espalhadas pelos rios do Amazonas, e poderá antecipar as ações preventivas aos eventos críticos que ocorrem no Estado, como por exemplo, as cheias.

Isso será posível a partir da inauguração, na próxima quinta-feira (14), às 9h, do Centro de Monitoramento Hidrológico (Cemoham), que vai funcionar na sede da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), na avenida Humaitá, nº 175, 4º andar do edifício Celso Haddad, no bairro Cachoeirinha, zona Sul).

O Centro de Monitoramento Hidrológico é resultado de convênio entre o órgão estadual e a Agência Nacional de Águas (ANA), e conta com as parcerias institucionais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), além dos principais executores das ações de atendimento à população, como é o caso da Defesa Civil do Estado e dos municípios, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Comando Militar da Amazônia e Prefeitura de Manaus.

Nesta fase inicial de implantação do Cemoham, serão desenvolvidas ações de monitoramento da cheia e da vazante deste ano, pela Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Sipam, CPRM e ANA. Caberá à Semgrh buscar analisar, validar e aperfeiçoar o atual sistema, a partir das estações meteorológicas existentes, que terão um programa de manutenção e de novas estações que serão instaladas em regiões onde exista vazio das informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *